Categorias: Alimentos Funcionais

Por que a granola salgada é tão boa para a saúde?

Uma mistura de grãos e oleaginosas. É um alimento denso em nutrientes que contém muita fibra e tem muitos benefícios para o corpo. São substâncias que não são digeridas pelo trato digestivo e chegam intactas ao intestino, trazendo enormes benefícios à saúde.

Existem dois tipos de fibras: insolúveis e solúveis. A fibra insolúvel atua principalmente na formação das fezes, auxilia na absorção de gordura e também pode absorver agentes cancerígenos e prevenir o câncer de cólon. A fibra solúvel, por outro lado, é degradada por bactérias no intestino, o que estimula o crescimento da flora bacteriana, impedindo o crescimento de bactérias patogênicas. Nesse caso, também são produzidas substâncias que ajudam a prevenir o câncer de cólon.

Além disso, aqui estão algumas informações sobre os benefícios que alguns de seus ingredientes trazem:

Linhaça:

Na composição da proteína da linhaça estão presentes fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (ômega 3 e ômega 6), conferindo-lhe propriedades funcionais. O óleo de linhaça é uma das fontes mais ricas de ômega 3 e ômega 6 da natureza.

Os benefícios do ômega 3 para o coração e prevenção de doenças cardiovasculares são inúmeros:

Níveis sanguíneos mais baixos de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL); Ajuda a prevenir danos aos vasos sanguíneos, como a formação de coágulos; melhora da frequência cardíaca;

Além disso, as sementes de linhaça são uma ótima fonte alimentar de lignanas, um tipo de esteroide vegetal que “imita” os efeitos do estrogênio. As lignanas são importantes durante a menopausa, quando os níveis desse hormônio estão baixos, e são um importante substituto natural desse hormônio.

Sementes de girassol:

As sementes de girassol são ricas em gorduras poliinsaturadas, que ajudam a controlar o colesterol. Depois da torrada, também é rico em vitaminas, E, D, complexo B, selênio, fósforo, potássio e outros nutrientes.

Outros benefícios:

reduzir o risco de doenças cardiovasculares, Aliviar os sintomas da menopausa Promove o relaxamento muscular.

Gergelim Preto:

Por conter ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 (em maior quantidade), ajuda a reduzir os níveis de colesterol; A presença de cálcio em sua composição auxilia no combate ao desgaste ósseo (osteoporose); Atua como fortalecedor da pele (com alto poder cicatrizante);

As sementes de gergelim têm alto valor nutricional porque contém muitas vitaminas, especialmente vitamina B, vitamina E (um forte antioxidante) e minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, sódio, zinco e selênio.


.

Tags: