alimentação saudável paladar infantil feinkost
Categorias: Saúde

Chato para comer: você conhece o distúrbio do paladar infantil?

3 de dezembro de 2019 | escrito por

Quem tem filhos ou convive com crianças já percebeu que os pequenos sempre preferem alimentos como chocolate, batata frita e pizza. E isso, durante a infância, é normal, já que precisamos de certo tempo para nos acostumarmos com certos tipos de texturas, aromas e sabores. No entanto, ultimamente, tem crescido o número de adultos que demonstram antipatia a muitos tipos de alimentos.

Um transtorno chamado paladar infantil

Vegetais, legumes, frutas e temperos são os principais itens de repulsa. E como é de se imaginar, esse hábito alimentar pode ser maléfico para a saúde, mas além disso também traz problemas sociais.

Facilmente taxados como “chatos pra comer”, as pessoas com este tipo de restrição na verdade possuem um distúrbio alimentar chamado paladar infantil. Entretanto, diferente de outros distúrbios como anorexia e bulimia, o paladar infantil é mais relacionado com o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) já que as pessoas não deixam de ingerir alimentos por causa das calorias, mas sim por causa de suas cores ou texturas.

Caminho para uma alimentação plena

O primeiro passo é perceber a existência do problema e admitir que o não consumo de certa classe de alimentos pode trazer consequências graves. Portanto, a busca de auxílio profissional  como nutrólogos e psicólogos é fundamental.

Dicas para quem tem paladar infantil

Comece a consumir sucos e vitaminas e vá inserindo pedaços de frutas aos poucos.

– Banana, maçã, pera, mamão e outras frutas que possuem maior “doçura” são mais fáceis de serem aceitas.

Vegetais e legumes: busque aqueles com sabores mais suaves como alface americana e cenoura. Com o tempo você poderá adicionar opções com sabores mais marcantes como couve e pimentão.

Adicione molhos para disfarçar sabores indesejados.

– Misture algo que não costuma comer com a sua comida favorita.

– Cozinhe! O fato de lidar diretamente com o alimento, aumenta a chance  de você aceitá-lo em seu prato.

Bata vegetais e consuma em formato de caldo. Aos poucos, a pessoa pode aumentar o tamanho dos pedaços, como se faz com crianças.

Fontes:

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI156333-15546,00-ADULTO+COM+PALADAR+INFANTIL.html

https://www.estadao.com.br/noticias/geral,adultos-com-paladar-de-crianca-intrigam-cientistas-imp-,582784

Tags: