Categorias: Super Foods

Superfoods: os alimentos poderosos que promovem uma vida mais saudável

Você já ouviu falar em superfoods? Não, eles não têm capas e não voam por aí. O superpoder desses alimentos reside em seu potencial para proporcionar diversos benefícios à saúde. Embora muitos alimentos clamem ser superfoods, a verdade é que, para merecer tal título, eles devem conter uma quantidade significativa de nutrientes em pequenas porções, serem baixos em calorias e contribuir para o bem-estar geral do organismo.

Se ainda está em dúvida sobre os superalimentos, confira uma lista com 10 exemplos:

Brócolis Rico em sulforafano (um componente que auxilia na luta contra o câncer), fibras, vitaminas, além de ser saboroso e acessível. O brócolis também ajuda as células a produzirem seus próprios antioxidantes naturais.

Café Além de ser um estimulante, o café é rico em antioxidantes, responsáveis por proteger o sistema cardiovascular. No entanto, é essencial consumi-lo com moderação (cuidado com a gastrite!). Pesquisas indicam que a quantidade ideal é de 2 a 4 xícaras por dia.

Maçã Apesar das histórias de Branca de Neve e Eva, a maçã é uma fonte de quercetina, que auxilia na redução da pressão arterial. Para atletas, a maçã pode aumentar a resistência e melhorar o desempenho.

Chá verde Com sua alta concentração de catequinas, o chá verde, consumido diariamente, reduz significativamente o risco de alguns tipos de tumores, tornando-se uma poderosa arma contra o câncer.

Leguminosas Apesar das caras feias, as leguminosas são a base da alimentação de comunidades com alta expectativa de vida. Ricas em vitaminas B, ferro e fibras, ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Chocolate amargo Com pelo menos 70% de cacau, o chocolate amargo contém flavonoides que estabilizam os níveis de açúcar no sangue e reduzem o colesterol, unindo sabor e saúde.

Vinho tinto Conhecido desde a antiguidade, o vinho tinto, com seus recursos anti-inflamatórios, reduz a pressão arterial, contribuindo para a saúde do coração. Lembre-se sempre de consumir álcool com responsabilidade.

Salmão Rico em ômega-3, o salmão é benéfico para a saúde do coração, proporcionando uma vida mais longa para quem o consome regularmente. Também é eficaz contra o surgimento da doença de Alzheimer.

Cúrcuma ou açafrão-da-terra Mais do que um tempero, a cúrcuma é usada na medicina oriental devido ao seu poder anti-inflamatório derivado da curcumina, um polifenol natural.

Mirtilo (blueberry) Apesar de não ser fácil de encontrar, o blueberry é eficaz contra doenças cardíacas, dores nas articulações e músculos, graças às proantocianidinas oligoméricas compostas, que melhoram a função dos vasos sanguíneos.

Agora que está mais familiarizado com as superfoods, lembre-se de que uma alimentação saudável está ao alcance de todos. Inclua esses super alimentos em sua rotina e desfrute de uma vida feliz e saudável.