Categorias: Saúde

Outubro Rosa: Alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é o tumor que mais acomete mulheres. Apesar de fatores genéticos serem os principais responsáveis pelo surgimento da doença, existem alguns outros fatores que podem ser contribuintes para o câncer de mama como, por exemplo, uma má alimentação.

Ingerir alimentos de boa qualidade tem papel fundamental na prevenção do tumor. Incluí-los em sua dieta pode fazer a diferença no futuro.  

O que comer?

Fibras para afastar o câncer de mama

Cientistas da Universidade de Harvard, EUA, encontraram uma relação entre o consumo de fibras e a diminuição da incidência do câncer de mama. Eles descobriram que as fibras ajudam a reduzir a circulação do estrogênio no corpo. Com a redução da circulação deste hormônio, também diminui a proliferação de células mamárias – saudáveis ou não -, o que poderia causar a doença futuramente.

Fibras são facilmente encontradas em alimentos como aveia, arroz integral, feijão carioca, manga e goiaba.  

Peixes

Um estudo do British Medical Journal apontou que o consumo de duas porções de sardinha, atum ou salmão por semana reduz os riscos do surgimento de tumores nas mamas. Isso se deve ao fato dos peixes serem ricos em gorduras insaturadas e vitamina D, um proto-hormônico que pode auxiliar no não surgimento do câncer.

Frutas

As frutas fornecem menos calorias, além de possuir muitas fibras que, como já citado acima, são excelentes para a prevenção do câncer de mama. Segundo a Sociedade Americana de Câncer, o ideal é consumir cinco porções de frutas diariamente.

Brócolis, couve, repolho

Segundo estudo feito com 5 mil mulheres na Suécia, o consumo de couve, brócolis e repolho uma vez ou duas vezes por dia pode diminuir o risco do surgimento de tumores em até 40%.  Essas hortaliças são ricas em vitamina C, fibras, cálcio e ácido fólico. Seu poder preventivo viria da abundância de moléculas fitoquímicas capazes de eliminar substâncias tóxicas que induzem o câncer.

O que se deve evitar?

Carne vermelha

O consumo excessivo de carne vermelha estimula os processos inflamatórios no organismo, tornando-se um fator de risco para o desenvolvimento da doença. Segundo o Instituto Americano de Pesquisas em Câncer (AICR), deve-se ingerir apenas 300g deste tipo de alimento por semana.

Gordura

Evidências científicas relacionam o consumo excessivo de gorduras com o aumento dos índices de câncer de mama, especialmente na pós-menopausa, quando há maior correlação entre o teor de gordura da dieta e os níveis séricos de estradiol, hormônio ligado ao crescimento de tumores.

Fontes:

https://saude.abril.com.br/bem-estar/outubro-rosa-destaques-sobre-o-cancer-de-mama-e-a-saude-das-mulheres/

https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/outubro-rosa-confira-alimentos-que-previnem-o-cancer-de-mama.ghtml

Tags: