Categorias: Alimentos Funcionais

É possível melhorar o sono com a alimentação?

Ter uma noite de descanso tranquila é o desejo de todos, mas não é todo mundo que consegue fazer isso. Os casos de insônia são mais comuns do que a gente imagina. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 45% da população mundial tem problemas para dormir. E, quando falamos de Brasil, a estimativa é de que 73 milhões de pessoas sofrem com a insônia. Muitos casos necessitam de tratamento médico, mas um fator importante que ajuda numa boa noite de sono é a alimentação.

Alimentos que tiram o sono

Para quem tem dificuldades de dormir, o consumo de certos alimentos deve ser evitado, principalmente aqueles que são ricos em cafeína. Outro vilão é o açúcar, que assim como a cafeína, é um estimulante para o nosso sistema nervoso, que nos faz ficarmos mais alertas e sem sono.

Portanto,  evite o consumo (principalmente a noite) de café, chá mate e preto, chocolate, refrigerantes, pimenta e gengibre.

Alimentos para você dormir bem

Se você está precisando de uma forcinha para dormir igual uma criança, então invista no consumo de alimentos mais leves no período noturno. Eles vão te ajudar o seu organismo a trabalha num ritmo menos intenso, o que ajudará o seu sono.

Confira agora uma lista de cinco alimentos que auxiliam na hora do sono:

– Aveia

A aveia é uma fonte natural de melatonina, um hormônio que ajuda a controlar o ciclo do sono.

– Folhas verdes

As hortaliças, além de saudáveis, contêm altos níveis de cálcio, importantes para a produção dos hormônios do sono.

– Ovo

Boa fonte de triptofano, também é um aliado das noites tranquilas. Se você servir com uma xícara de chá ou com pão integral, melhor ainda. Será seu companheiro favorito de indução ao sono.

– Nozes

Um punhado do fruto é um ótimo lanche antes de dormir. Ele ajuda a aumentar os níveis de serotonina no cérebro e são uma excelente fonte de magnésio e triptofano. Nozes, sementes de linhaça, sementes de abóbora, e sementes de girassol contém os mais altos níveis do sedativo natural.

– Grãos integrais

Se você está se sentindo um pouco inquieto antes de deitar, coma um pedaço de pão ou torrada integral. Os grãos integrais incentivam a produção de insulina, o que ajuda as vias neurais a obter triptofano – um aminoácido que funciona como um sedativo para o cérebro.

Fontes:

https://www.tuasaude.com/alimentos-que-tiram-o-sono/

https://www.uol.com.br/vivabem/listas/saiba-quais-alimentos-prejudicam-a-qualidade-do-seu-sono.htm

https://tommasi.com.br/blog/15-alimentos-que-vao-ajudar-voce-a-dormir-melhor/

https://claudia.abril.com.br/

Tags: