Categorias: Saúde

Dieta lowcarb

Para começar, deixamos um aviso: antes de começar uma dieta, seja ela lowcarb ou qualquer outra, consulte um especialista em nutrição. Ele irá orientá-lo quanto a melhor forma de abordar um novo tipo de hábito alimentar.

Passado isso, voltamos a falar dessa dieta que anda sendo famosa e que promete bons resultados.

O que é dieta lowcarb?

O conceito é simples: reduzir a quantidade de carboidratos consumidos durante as refeições.  Em uma dieta normal, os carboidratos representam até 60% de toda caloria consumida. Já na lowcarb, este consumo deve estar sempre abaixo dos 40%. Além disso, evita-se o consumo de refinados, como açúcar e massas brancas. Estes últimos apontados como grandes responsáveis pelo ganho de peso.

Alimentos permitidos na dieta lowcarb?

Como visto no tópico acima, você não precisa abrir mão de todos os carboidratos. Mas deve sim escolher aqueles que são integrais e de fontes naturais, como frutas (evitar sucos) e sementes. O importante é respeitar os 40%.  Os tubérculos também podem ser consumidos, mas dê preferência àquelas com maior teor de fibras e baixo índice glicêmico, como batata-doce, abóbora e inhame. Fique longe da batata comum. Como é de se imaginar, legumes e vegetais estão liberados. 

Quanto as gorduras, elas devem vir principalmente das oleaginosas, como castanhas e amêndoas, azeite de oliva e peixes. As saturadas, das carnes embutidas, processados e cortes gordos do boi e outros animais, são reduzidas, como é a orientação para toda alimentação equilibrada.

Dieta lowcarb: vantagens

O principal aspecto positivo desta dieta é a perda de peso, com os resultados sendo sentidos em relativo curto espaço de tempo. Mas além disso, ela é indicada para pessoas com resistência insulínica e/ou intolerância à glicose. Enfim, é a dieta para quem quer ficar longe doces.

Dieta lowcarb: desvantagens

Como é uma dieta restritiva, é muito comum que após um tempo a pessoa ganhe novamente todo o peso que havia perdido. Indivíduos diabéticos, portadores de doenças cardiovasculares, que apresentam litíase biliar e hipercolesterolemia também não devem adotar o método. Isso porque o consumo de gordura, mesmo que de boa qualidade, aumenta as taxas de lipídeos acima do recomendado para esses casos.

Por fim, ressaltamos mais uma vez: antes de começar qualquer dieta, busque a opinião de um especialista. Isso evita o surgimento de “neuras”, fazendo com que você tenha sempre um relacionamento saudável com a comida.

https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/dieta-low-carb-como-funciona-e-o-que-comer-confira-dicas-e-um-cardapio-semanal.ghtml

https://www.tuasaude.com/dieta-low-carb/

https://www.uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/dieta-low-carb-veja-como-funciona-e-quais-alimentos-sao-permitidos.htm

Tags: