Categorias: Alimentos Funcionais

Banana: símbolo brasileiro e cheia de benefícios para a nossa saúde

Sucesso nacional, podendo ser encontrada em diversos tamanhos e, quase sempre, com preço acessível, a banana é talvez a fruta nº1 na mente dos brasileiros. Originária da Ásia, a banana se adaptou facilmente em nosso solo,  espalhando-se por toda a extensão do Brasil.

A banana é um alimento saudável, fonte de fibras, potássio, antioxidantes, carboidratos e vitaminas. Além disso, a fruta é muito versátil, podendo ser consumida de diversas formas e como ingredientes de inúmeras receitas.

Banana engorda?

Assim como com qualquer outro alimento, o segredo é o equilíbrio. Comer até duas bananas por dia é bastante saudável, no entanto se o número de bananas consumidas for maior que isso, pode acarretar no aumento de calorias, o que gera ganho de peso.

Quem tem diabetes pode comer banana?

O diabético deve ter em mente que não é preciso cortar nenhum tipo de comida, mas as refeições devem ser balanceadas e repletas de alimentos saudáveis em quantidades adequadas, sem exagero. As frutas, por exemplo, podem continuar na dieta. Ou seja, um diabético pode comer banana. No entanto, as frutas são alimentos ricos em açúcar e merecem atenção, já que podem alterar a taxa de glicemia no sangue.

Benefícios da banana

1 – Previne doenças cardiovasculares

A banana é rica em potássio, um mineral importante para todas as nossas células, que regula os batimentos cardíacos e garante o funcionamento dos músculos e nervos do corpo todo, inclusive do coração.

O potássio também controla os efeitos do sódio no organismo e, por isso, previne a hipertensão, um dos fatores de risco para infarto e doenças cardíacas.

2 – É benéfica para o sistema digestivo

A fruta reequilibra a flora intestinal, ajuda na manutenção da integridade da mucosa intestinal (a parede interna dos intestinos) e reduz a produção de colesterol pelo fígado.

Junto com as fibras, o amido encontrado na banana verde melhora todo o trânsito do intestino. Em situações de diarreia e vômito, por exemplo, perde-se muito potássio.

3 – Melhora o humor

Alguns alimentos contribuem com a melhora do humor e aumento do bem-estar. Entre eles, está a banana por conter triptofano, um aminoácido que ajuda na síntese do neurotransmissor serotonina, que é conhecido como o “hormônio da felicidade”.

A fruta também é fonte de vitamina B6 que auxilia na qualidade do sono e tem magnésio que ajuda a diminuir a tensão muscular. Por isso, também ameniza os sintomas de ansiedade.

4 – Fortalece o sistema imune

Por ser rico em vitamina C, um potente antioxidante, e vitamina B6, que favorece a formação de anticorpos e de células de defesa.

5 – Reduz cãibras e dores musculares

As cãibras são contraturas musculares súbitas, dolorosas e involuntárias. Um das causas ocorre por conta das deficiências nutricionais de alguns minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio. Consumir bananas ajuda a repor esses minerais, principalmente o potássio.

Ingerir de uma a duas bananas antes da atividade física pode reduzir o surgimento de cãibras e dores musculares após o treinamento.

Fontes:

https://www.tuasaude.com/beneficios-da-banana/

https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/quem-tem-diabetes-pode-comer-bananas

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/09/16/yes-nos-temos-bananas-fruta-contribui-para-saude-do-coracao-e-saciedade.htm

Tags: