Categorias: Fitness

Atividades físicas em dias frios exigem cuidados, mas também trazem benefícios

Atire a primeira pedra quem não fica mais preguiçoso quando aquele friozinho chega. E quando falamos em exercícios físicos nesta época é aí que a vontade de ficar debaixo dos cobertores dobra.  Mas, por mais difícil que seja, precisamos sempre superar a barreira do frio e manter a rotina de treinos para que nosso corpo não perca o condicionamento. É claro que no inverno é preciso ter alguns cuidados a mais na hora dos exercícios e é sobre isso que iremos abordar no texto de hoje, confira.

Aquecimento é essencial

O frio faz o músculo ficarem mais rígidos e contraídos, portanto é de extrema importância iniciar qualquer atividade com movimentos leves para aquecer a musculatura. Uma caminhada de 15 minutos é uma boa pedida para promover esse aquecimento.

Utilize roupas adequadas

É muito importante a utilização de toucas, luvas e meias, já que durante as atividades o sangue se concentra nos músculos que estão sendo mais utilizados, o que pode deixar as áreas periféricas do corpo menos protegidas contra o frio. Além disso, deve-se optar por roupas que consigam dispersar o suor facilmente.

Cuidado com excesso de carga nos treinos

O frio diminui a sensibilidade do corpo e nos dá a impressão que podemos pegar mais pesado do que realmente conseguimos. No entanto, esta percepção é falsa e pode causar graves lesões em quem se empolga demais nos treinos.

Respire pelo nariz

Respirar pelo nariz garante o aquecimento do ar gelado antes que chegue aos pulmões. Na cabeça, nós temos áreas vazadas (ocas) entre os ossos – os seios da face – e o ar transita por ali garantindo o aumento da temperatura, antes de descer para os pulmões. Além disso, nas narinas existem pelos que filtram o ar, servindo de primeira barreira contra a infecção de vírus e bactérias, tão comuns nessa época.

Benefícios do exercício físico em dias frios

Você queima mais calorias no frio

No frio temos a perda de temperatura corporal. Nosso corpo é praticamente obrigado a aumentar o metabolismo para que as células consumam mais energia e as transformem em calor para nos manter aquecidos. Se você começa a treinar no frio você usa essa vantagem do gasto calórico extra ao seu favor para reduzir gordura. Claro que isso só irá funcionar se você combinar a atividade física com uma dieta equilibrada.

Reforça o sistema imunológico

Um estudo publicado pela Universidade de Essex (Reino Unido) afirma que quando você se expõe ao frio praticando atividade física, os efeitos dos exercícios aumentam o número de leucócitos e granulócitos, responsáveis pelo funcionamento do sistema imunológico.

Mas é preciso cuidados e limites. Se você pratica uma atividade que exige muito do seu corpo de forma prolongada e exposto a temperaturas excessivamente baixas o efeito é justamente o contrário, debilitando seu sistema imunológico.

Fontes:

Exercício físico no inverno

As vantagens de fazer exercícios no frio

https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/fitness/noticia/2018/06/como-fazer-exercicios-no-frio-veja-dicas-para-praticar-atividades-fisicas-no-inverno-cjpijziwd00bx8icnre4m6eo1.html

Tags: