Categorias: Academia

Você já ouviu falar em treino HIIT?

Quem costuma frequentar academias sabe que a cada época um novo tipo de treino surge e logo vira o queridinho de muita gente. Atualmente, uma das atividades físicas mais badaladas é o  HIIT (High Intensity Interval Training) ou treino intervalado de alta intensidade.

Este método consiste em um treino curto composto por exercícios de alta intensidade, fazendo com que o corpo trabalhe perto da sua capacidade máxima (acima 80% da frequência cardíaca máxima), combinados com breves períodos de descanso ou exercícios leves.

Os tipos de treino HIIT

Existem dois tipos mais conhecidos de HIIT, o método Tabata e método Little.

– Método Tabata: É, talvez, o método mais famoso de HIIT. Apesar de demorar apenas 4 minutos para ser completado, o Tabata é conhecido por deixar as pessoas extenuadas. Ele consiste em 8 séries de 20 segundos de máxima intensidade, seguido de um período de recuperação de 10 segundos. 20 segundos podem não parecer longos, mas se você estiver no seu máximo, você vai sentir como se fossem os 20 segundos mais longos da sua vida.

Método Little:  Este método segue a estrutura de 12 séries de 60 segundos em alta intensidade com 75 segundos de recuperação de baixa intensidade. No total, são 27 minutos de treino.

Quais são os benefícios do treino HIIT?

– Queima mais calorias: o HIIT promove em nosso organismo o efeito  Epoc, sigla em inglês para consumo excessivo de oxigênio pós-exercício. Isso ajuda o corpo a ter um gasto calórico até 137% maior em comparação aos exercícios de intensidade moderada.

Ajuda a controlar a fome: Uma análise publicada no British Journal of Sports mostrou que o HIIT também proporciona uma redução 29% maior na massa gorda. Portanto, esse tipo de atividade é realmente interessante para entrar na rotina de quem precisa emagrecer —desde que com liberação médica e orientação profissional, já que o HIIT pode exigir bastante do coração, dos músculos e das articulações.

– Melhora a capacidade cardiorrespiratória: o HIIT exigem bastante do coração e pulmões, com isso, estes órgãos ficam mais fortes e a circulação sanguínea melhora, assim como as funções de absorver oxigênio.

Fontes:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/01/06/hiit-os-beneficios-e-como-fazer-o-treino-que-acelera-a-queima-de-gordura.htm

https://www.freeletics.com/pt/blog/posts/o-que-e-hiit/

Tags: