Categorias: Bem-Estar

Ressaca: o que é e como evitar

Atire a primeira pedra quem nunca ficou com aquele gosto de guarda-chuva na boca após exagerar um pouco no consumo de bebida alcoólica. Isso sem contar na dor de cabeça e a sensação de boca seca após uma noitada. Pois é, todos esses são sintomas da famosa ressaca. É claro que ninguém deve se orgulhar de exagerar na bebedeira e nem transforma isso em um hábito, mas vez ou outra a ressaca atinge a gente em cheio. Por isso, a Feinkost veio elucidar o porquê essa mal estar acontecer e como evita-lo.

Por que temos ressaca?

A ressaca nada mais é do que o seu corpo intoxicado pelo álcool. Quando a gente consome bebidas em grande quantidade, o nosso organismo tem dificuldades para eliminar esse excesso de álcool e o fígado é o que mais sofre nesse processo. É desse órgão o trabalho principal de produzir as enzimas que absorvem o etanol, só que a capacidade dele fazer isso não é das maiores. O fígado consegue metabolizar cerca de 10 gramas de álcool por hora. Por isso, ele precisa trabalhar mais, mesmo depois que paramos de beber.

Outro afetado é o sistema nervoso, que se acostuma com o “modo bêbado” e depois nos oferece uma espécie de crise de abstinência.  Isso gera dor de cabeça, enjoo, diarreia, desidratação e cansaço.

Como evitar a ressaca?

Essa é fácil: Não beba bebidas alcoólicas.

Mas, caso tenha enfiado o pé na jaca, existem algumas formas de amenizar os sintomas da ressaca:

– Muita água (mas aquela que até o passarinho bebe):

Caprichar na hidratação vai ajudar o fígado e os rins no trabalho de eliminar o álcool do organismo. Isotônicos, sucos e água de coco também são uma boa pedida.

– Um docinho também cai bem:

Chocolate, groselha, balas e qualquer coisa com açúcar ajudam a aliviar os sintomas da ressaca. Isso acontece porque quando bebemos muito, o nível de glicose no sangue abaixa e uma forma de aumenta-la é comendo doces. Você se sentirá mais disposto depois de consumir alguma guloseima açucarada, mas outros sintomas como dor de cabeça e diarreia permanecerão. Nestes casos, apenas medicamentos dão jeito.

Portanto, se você gosta de bebida alcoólica, consuma com moderação para que seu corpo não fique sobrecarregado. Além disso, tente ingerir água enquanto estiver consumindo bebida alcoólica, dessa forma você evita vários sintomas da ressaca e auxilia seu fígado a fazer o trabalho dele.

 Fontes:

https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/33717-ressaca

https://cisa.org.br/index.php/pesquisa/artigos-cientificos/artigo/item/34-efeitos-da-intoxicacao-aguda-por-alcool-ressaca

https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-ficamos-de-ressaca/

https://www.metlife.com.br/blog/saude-e-bem-estar/o-que-e-afinal-a-ressaca/

Tags: