alimentação infantil crianças dicas saudável feinkost
Categorias: Saúde

Alimentação saudável na infância: respondendo algumas dúvidas

Todo mundo sabe que a boa alimentação é a base do crescimento saudável de qualquer criança. No entanto, enquanto sabemos que os bebês com até 06 meses de vida tem no leite materno todos os nutrientes necessários, ainda existem muitas dúvidas em como abordar a alimentação a partir daí. Devemos ser rígidos com a dieta desde cedo? Doces são permitidos?  O leite deve estar presente na alimentação? Veja a resposta para estas questões a seguir:

Cuidado! A preocupação com a alimentação pode virar um transtorno alimentar

Manter a criança longe da obesidade infantil é prioridade para todos os pais, mas há de se ter atenção a como isso é feito. Toda e qualquer dieta mais restritiva deve ser feita acompanhada por um profissional, ainda mais nesta faixa etária, já que é uma fase de crescimento e desenvolvimento. Portanto, dietas mal planejadas nesta fase, podem trazer consequências ainda mais graves do que a obesidade infantil. Problemas como distúrbios alimentares, bulimia, anorexia e baixa estatura podem surgir devido a preocupação excessiva com o ganho de peso.

Doces e outras guloseimas: pode ou não pode?

Como falamos anteriormente, restringir totalmente algum tipo de alimento pode ter consequência negativas. No entanto, quando se trata de açúcar o cuidado deve ser maior. Segundo o Ministério da Saúde, até os 02 anos de idade, a criança não necessita e nem deve consumir açúcar. Isso  reduz o risco de obesidade no decorrer da sua vida.. A partir daí, a criança pode começar a ter contato com doces, mas sempre de forma supervisionada.

Uma das formas mais saudáveis para apresentar os doces para as crianças é com sucos e sobremesas feitas a base de frutas, sem a utilização de açúcar refinado, adoçados apenas com o açúcar natural da própria fruta. Além disso, você pode combinar com a criança um dia da semana  comer a sua sobremesa favorita. Já em festinhas, o ideal é orientar a criança para não exagerar nos doces, mas deixá-la livre para aproveitar as guloseimas sem neuras.

Leite é indispensável para as crianças?

Até os 06 meses de idade o leite materno é o alimento que preenche todas as necessidades da criança, mas após a amamentação materna não há um consenso quanto ao consumo de outros tipos de leite. O principal benefício deste alimento é a sua rica fonte de cálcio e, devido a enorme variedade de produtos feitos à base de leite, o consumo é muito bem aceito pelos mais jovens. Dois copos de leite (200 ml) e um pote de iogurte por dia são o suficiente para crianças entre 4 e 8 anos. No entanto, o cálcio também pode ser encontrado em outras fontes como brócolis e espinafre.

Equilíbrio é sempre a melhor resposta

Os adultos devem permitir que as crianças possam conhecer e definir quais são as quantidades de comida que as satisfazem. Obrigar os mais jovens a entrar em uma dieta sem açúcar, glúten ou gordura, pode provocar danos severos á criança, tanto psicológicos, como de  desenvolvimento físico.. Nunca utilize tratamentos nutricionais receitados para adultos em crianças. Busque sempre,  apresentar os mais variados tipos de alimentos às crianças e só isso resultará em uma alimentação diversificada e balanceada.

Fontes:

http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45242-saiba-como-a-crianca-pode-ter-alimentacao-saudavel-na-escola

https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Alimentacao/noticia/2017/08/cardapio-semanal-para-criancas.html

https://saude.abril.com.br/

https://www.guiadobebe.com.br/obesidade-infantil-dieta-e-nutrientes/

Tags: