Categorias: Bem-Estar Fitness

Perda de peso: exercícios não substituem uma má alimentação

Todo mundo sabe que manter uma rotina de atividades física é fundamental para ter uma vida saudável. No entanto, muita gente acha que pode compensar exageros na alimentação com treinos mais duros na academia ou algo parecido. Mas não se engane, uma alimentação ruim pode trazer vários problemas para sua saúde, mesmo você uma pessoa fisicamente ativa.

Por exemplo, a pessoa que deseja emagrecer deve concentrar-se, primeiramente, em cuidar da alimentação. Os exercícios físicos são complementos para manter uma boa saúde. Nenhum exercício físico, por mais intenso e longo que seja, compensa uma alimentação ruim.

As atividades físicas são ótimas e ajudam na prevenção de doenças como demência, diabetes, alguns cânceres, depressão, doenças cardíacas e outras sérias condições. No entanto, quando falamos de obesidade, os exercícios físicos têm efeito apenas moderado. Eles podem reduzir a não-saudável gordura visceral, mesmo que isso não resulte em perca de peso real.

Alimentação saudável:  A busca por uma relação saudável com a comida

A rotina pesada de afazeres, seja no trabalho ou em casa, acaba nos fazendo a acreditar que a comida é uma rota de escape de todo o estresse. Por isso, consumimos alimentos que nos proporcionam prazer, como aqueles com muito açúcar e gordura. No entanto, esse momento de prazer é rápido e as consequências nem sempre valem a pena. Por isso, devemos reprogramar a nossa mente para que o prazer e o bem-estar seja associado ao consumo de alimentos saudáveis.

Mas não se prive de comer algo que esteja com vontade. O importante é manter disciplina. Por exemplo, você pode comer três pedaços de chocolate ao invés de uma barra inteira.  Mantenha sempre o foco, antes de comer, busque entender como está a sua mente. Pergunte ao seu eu interior se está comendo aquilo para satisfazer os desejos de sua mente ou se é uma necessidade física de seu corpo.

A boa relação com a comida é chave para uma vida saudável.

https://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2013-10-02/alimentacao-correta-antes-do-exercicio-fisico-faz-toda-a-diferenca.html

https://www.calibre-se.com.br/2016/07/03/como-a-ma-alimentacao-e-a-falta-de-exercicios-interferem-na-sua-carreira/

https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/saude/estudo-defende-que-exercicios-nao-ajudam-emagrecer/

https://www.isaude.com.br/noticias/detalhe/noticia/a-importancia-da-alimentacao-na-pratica-de-atividade-fisica/

Tags: