Categorias: Saúde

Como manter uma alimentação saudável no inverno?

As temperaturas baixaram e de repente parece impossível seguir uma dieta balanceada. Parece que o nosso corpo nos pede para se empanturrar alimentos mais calóricos, o que apesar de ser muito satisfatório, pode acarretar no ganho de peso.

Por que isso acontece?

Durante o inverno o nosso organismo gasta mais energia para nos manter aquecido. Portanto, ele demanda mais calorias para que nosso corpo consiga manter a temperatura natural.  Com toda essa necessidade por colarias é aí que nós acabamos fazendo más escolhas em nossa alimentação.

Mas calma, tudo tem uma solução. Apesar de realmente necessitarmos de mais calorias, é possível manter uma dieta equilibrada até mesmo no inverno. Confira todas as nossas dicas a seguir.

O que comer no inverno:

  1 – Nunca se esqueça da hidratação

Com o frio, temos menos vontade de beber água, mas isso não significa que devemos deixar de nos hidratarmos. Afinal, em qualquer estação do ano, a água desempenha um importante papel no organismo. Além de regular a temperatura corporal, auxilia no transporte de nutrientes, na digestão e em muitas outras reações do corpo humano.

2 – Invista nas sopas

Caldos e sopas são figurinhas carimbadas no inverno e são ótimas pedidas para manter uma alimentação balanceada. Mas atenção, fique longe daquelas sopas instantâneas e ultra processadas, elas possuem muito sódio.  Busque sempre preparar as suas sopas com ingredientes de qualidade, como vegetais, legumes, carnes e produtos integrais que irão aumentar a sensação de saciedade.

3 – Opte pelas gorduras boas

Um excelente item para incluir nas pequenas refeições do dia são as oleaginosas. São ricas em nutrientes e auxiliam no controle do nível do colesterol ruim e bom. As formas de utilizar esses grãos e sementes nas refeições são muitas. Salpique grãos sobre saladas de frutas, vitaminas, iogurtes, caldos e sopas, chia e linhaça são excelentes opções, tornando sua refeição mais saudável e nutritiva.

Fontes:

https://www.einstein.br/noticias/noticia/alimentacao-no-inverno

Webrun

Tags: