Entusiasmo global, o chocolate é a primeira escolha para presentes de Páscoa. O chocolate é delicioso, disponível em vários tipos, tamanhos e cores, e traz benefícios à saúde (consumido com moderação).
A origem
As primeiras pessoas a começar a produzir chocolate foram os maias em 1500 aC. Eles cultivam cacau e usam suas sementes para fazer uma bebida considerada sagrada, que é amarga e muitas vezes aromatizada com ervas e pimentas. Eles chamaram a bebida de tchocolath (chocol para amargo e ath para água).
Além disso, em cerimônias religiosas, o cacau torrado é consumido com especiarias e mel.
E os benefícios?
Ao longo dos anos, tem havido muita pesquisa sobre os benefícios para a saúde do chocolate amargo. Muitos estudos analisaram como a quantidade de chocolate que você come afeta o risco de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, derrame, câncer e diabetes.
Um estudo com mulheres com diabetes tipo 2 durante um período de um ano mostrou que o consumo diário de chocolate amargo com alto teor de flavonóides melhorou a elasticidade arterial, a sensibilidade à insulina e os níveis de colesterol, especialmente o LDL.
Um dos símbolos da Páscoa
Ao contrário de coelhos e ovos, que são associados à celebração da Páscoa desde os tempos antigos, o chocolate é uma introdução mais nova e moderna. O primeiro é o doce e, desde as primeiras décadas do século 20, o chocolate. A ligação entre o doce e a Páscoa se dá pela conotação de satisfação que vem com o consumo de açúcar, que é o pano de fundo do Dia da Fertilidade.