Categorias: Bem-Estar

Dá pra melhorar o humor com a alimentação?

Às vezes o desânimo e o mau humor batem forte. Claro que é normal ter um dia ruim, mas quando essas sensações persistem pode ser um sinal de que as taxas de serotonina no organismo estão baixas.

Além disso, a serotonina é um neurotransmissor essencial para manter funções importantes no organismo, como regular o ciclo do sono, manter a saúde mental, diminuir a ansiedade e ajudar a regular o apetite.

É claro que em alguns casos é necessário acompanhamento especializado e com medicação, mas também é possível melhorar os níveis de serotonina com a alimentação.

Então, confira agora uma lista de alimentos que ajudam a melhorar o seu humor:

Castanha-do-pará, nozes e amêndoas

Ricas em selênio, elas colaboram para reduzir o estresse. As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas.

Proteínas

As proteínas são essenciais para manter o humor e o bem-estar. Tudo isso porque elas são uma fonte de  triptofano. Sem triptofano suficiente, seus níveis de serotonina no cérebro despencam.

Banana e abacate

A banana e o abacate possuem o poder de diminuir a ansiedade, além de ajudar a ter um sono tranquilo. Tão bom quanto, o abacate é outra ótima opção, e antes de dormir. Eles são ricos em carboidrato, potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia.

Aveia

A aveia é rica em vitaminas do complexo B e vitamina E, nutrientes que melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão.  A recomendação é de, pelo menos, três colheres de sopa cheia por dia.

Mel

Duas colheres de sobremesa de mel por dia já são o suficiente para estimular a produção de serotonina, aumentando a sensação de prazer e bem-estar.

Fontes:

https://www.tuasaude.com/alimentos-com-mais-serotonina/

https://bellafalconi.blogosfera.uol.com.br/2018/10/26/dieta-da-felicidade-6-alimentos-que-aumentam-a-serotonina/

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/listas/13084-12-alimentos-para-combater-a-depressao-e-melhorar-o-humor

Tags: