Categorias: Granola

Busca por alimentação mais saudável faz da granola a queridinha do Brasil

Desde que a pandemia chegou ao Brasil, muita gente foi obrigada a mudar os seus hábitos. Mais tempo em casa e menos exercícios físicos fizeram ligar o alerta de muita quando ao tipo de alimentação consumida. O desejo por se alimentar nunca esteve tão em alta como agora. É isso que mostra uma pesquisa feita pela consultoria RGNutri, em que 78% dos entrevistados declararam que passaram a se preocupar mais com a qualidade da alimentação e a sua relação com a saúde.

Como reflexo destes números, algumas categorias de produtos viram o seu consumo crescer notavelmente. E este é o caso da granola, que está cada vez mais presente em comércios e nos lares.

Segredo do sucesso

O que faz da granola ser uma das queridinhas por quem busca uma alimentação mais saudável é a sua mistura de ingredientes que são ricos em diversos tipos de nutrientes e vitaminas.  A base é feita de  cereais integrais, como aveia, que fornecem carboidratos do tipo complexo, que são mais “vantajosos” para o organismo. Além disso, por conter muitas fibras, a granola gera saciedade e ajuda a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Para turbinar o seu sabor e seus benefícios, alguns tipos de granolas adicionam à sua receita as oleaginosas, como amêndoas, castanha-de-caju e avelãs, por exemplo. Este tipo de grão traz consigo uma quantidade de gordura insaturada (gordura boa, benéfica para o organismo) que também auxiliam no controle do colesterol. Outros nutrientes encontrados nas oleaginosas são o selênio (que faz bem ao cérebro) ,vitamina E e Ômega 3, que são poderosos antioxidantes.

Por fim, para completar essa mistura de sabor e saúde, ainda tem as frutas desidratadas, com a uva-passa sendo o carro chefe desta turma. Mas não é só ela, existem opções de granola com coco, maçã, banana, entre outros. O grande diferencial desses alimentos secos é que, em decorrência da perda de água, o açúcar natural e os demais nutrientes, além de fibras e compostos bioativos, surgem concentrados em uma porção menor.

O fato de o açúcar aparecer acumulado na uva-passa e em suas colegas deixa uma parcela das pessoas com o pé atrás. Mas não precisa encanar. Aqui estamos falando da frutose, um tipo que não possui uma resposta glicêmica tão poderosa quando comparada à sacarose, vinda da cana-de-açúcar.

E aí, já ficou convencido que a granola é uma ótima pedida para quem quer ter uma alimentação muito mais saudável?

Tags: