redes sociais
Categorias: Bem-Estar

Os malefícios que as redes sociais causam na nossa alimentação

Os efeitos negativos das redes sociais na nossa alimentação são inegáveis. Aqueles que as utilizam regularmente sabem que não é difícil se deparar com fotos de pratos deliciosos. Nossas bocas se enchem de água instantaneamente, e a conveniência de ter aquele prato em nossa casa em questão de minutos é tentadora demais para resistir. Mesmo que inicialmente não sejamos fisgados, a variedade de opções que aparecem em nosso feed acaba nos levando a fazer pedidos impulsivos de comida em algum momento.

No entanto, é importante ter em mente que uma alimentação saudável leva em consideração não apenas as características sensoriais dos alimentos, como sua aparência e aroma, mas também a frequência com que cedemos ao impulso de pedir comida por motivos puramente emocionais. Além disso, esse comportamento traz consigo um sentimento de culpa após a refeição.

Quando somos encorajados externamente a experimentar algo diferente, devemos levar em consideração os sentimentos que surgem depois. Isso ocorre porque, ao comer de maneira não planejada, podemos ser tomados por um sentimento de culpa e remorso, que acompanha a experiência gastronômica.

Considerando que passamos uma quantidade significativa de tempo navegando pelas redes sociais todos os dias, é provável que sejamos constantemente expostos a tentações alimentares. Para manter a organização e o equilíbrio na alimentação, algumas diretrizes podem ajudar a minimizar o impacto constante das lembranças de comida. Isso inclui organizar o feed, silenciar ou deixar de seguir perfis que despertem pensamentos obsessivos sobre comida, além de planejar as refeições, tanto as do dia a dia quanto as ocasiões especiais.

Outro perigo associado ao uso das redes sociais são as dietas sem sentido propagadas por influencers. Infelizmente, vivemos em uma época em que a ditadura da estética muitas vezes se sobrepõe à saúde, especialmente quando se trata de alimentação e nutrição. Contribuindo para isso, as redes sociais possuem um alcance potencial que dissemina informações nem sempre corretas para uma vasta quantidade de pessoas. Sem qualquer tipo de acompanhamento profissional, muitos se deixam levar por essas iniciativas. Essas informações, ao prometerem resultados milagrosos ou criar a ilusão de bons resultados, podem acarretar inúmeros prejuízos à saúde.

Diante disso, o que devemos fazer? Embora as redes sociais possam trazer problemas, a solução não precisa ser radical. Como em tudo na vida, o segredo está na moderação e na plena consciência de nossos atos. Quando nos depararmos com uma foto de um prato irresistível, antes de fazer um pedido no aplicativo, devemos refletir se aquilo é pertinente para o momento, se realmente desejamos comer aquilo ou se fomos influenciados. E em relação às dietas propagadas por influencers, é sempre importante consultar um especialista antes de mergulhar de cabeça em uma dieta que pode trazer problemas para nossa saúde.

Tags: