Categorias: Bem-Estar

A natação é o esporte que você precisa praticar. Veja o porquê

A natação é uma atividade que abraça muitas pessoas. Por ser relativamente seguro e de baixo impacto, é indicado para todo mundo, sejam crianças ou idosos, inclusive gestantes. Esse exercício fortalece, fortalece os músculos e trabalha todo o corpo, além de estimular articulações e ligamentos, também ajuda no controle de peso e na queima de gordura, pois os músculos são forçados a trabalhar quando realizados na água. esforço. E tem mais: como exercício aeróbico, esse exercício também é um grande aliado para o cérebro.

Confira mais vantagens da natação:

Atividade para o corpo todo

Um dos maiores benefícios da natação é que ela realmente trabalha todo o seu corpo. Além disso, aumenta a frequência cardíaca, constrói músculos e melhora a força e a resistência. Existem vários tipos de natação que usam a leve resistência da água para construir grupos musculares, como bruços, costas, borboleta e estilo livre.

Ajuda na saúde cardiovascular

A natação é reconhecida por seus benefícios cardiovasculares. Como a natação envolve todos os principais grupos musculares, o coração precisa trabalhar duro, o que aumenta o fluxo sanguíneo por todo o corpo. Isso leva à criação de novos vasos sanguíneos, um processo chamado angiogênese. O aumento do fluxo sanguíneo também pode levar a uma liberação maciça de endorfinas – hormônios que atuam como analgésicos naturais em todo o corpo. Essa onda traz a euforia que geralmente vem após o exercício.

Alivia o estresse

A atividade física que controla o estresse ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, mantendo a pressão arterial baixa e reduzindo o risco de pressão alta.

Ajuda a prevenir o diabetes

Menor risco de diabetes Quando nos exercitamos, nossos músculos usam glicose (açúcar) como combustível, o que reduz o açúcar no sangue (a quantidade de açúcar no sangue) e o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Ótima opção para quem tem asma

Asma Ao aumentar a capacidade pulmonar, a atividade pode ajudar a reduzir os sintomas e até mesmo controlar a doença.

Faz você dormir melhor

Melhore seu sono. Em um estudo com adultos com insônia, os participantes relataram melhora na qualidade de vida e sono após exercícios aeróbicos regulares. O estudo se concentrou em todos os tipos de cardio, incluindo aparelhos elípticos, ciclismo, natação e muito mais. A natação é um ótimo exercício para pessoas que lidam com problemas físicos que podem dificultar outros esportes, como correr.

Fontes:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-58058198

https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/vida-fit/2021/12/14922508-praticar-natacao-melhora-memoria-humor-e-ainda-ajuda-a-emagrecer.html

https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/paola-machado/2021/11/25/natacao-beneficio-e-algumas-dicas.htm

Tags: