Categorias: Saúde

Novembro Azul: Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Mesmo com toda a informação facilmente disponível, muito homens ainda relutam em ir a um consultório para fazer exames de rotina. Esse “complexo de Superman” pode ser apontado como responsável por causar a morte de tantas pessoas do sexo masculino em resultado do câncer de próstata.

Como esta doença, bem como os exames que são feitos para descobri-la, são tratados como tabu por boa parte dos homens, a Feinkost resolveu trazer este post para elucidar alguns pontos e fazer com que você, homem, deixe de preconceito e vá já cuidar da sua saúde.

Como é feito o exame de próstata?

Apesar de existirem exames de sangue e ultrassom, o exame de toque retal ainda é o mais eficaz para descobrir se há algum tipo de anomalia na próstata.  O toque da próstata é um teste muito rápido (dura cerca de 5 segundos apenas), e ao contrário do que muitos homens pensam, não causa dor. Deste modo, não há motivos para ter receio ou deixar de fazê-lo.

Qual médico faz o exame de próstata?

Muita gente acha que o responsável pelo exame de próstata é o médico proctologista, mas a realidade é que quem cuida da saúde do sistema reprodutor masculino (que inclui a próstata) é o urologista.

Essa confusão acontece porque o proctologista também realiza o exame de toque retal, porém a finalidade neste caso é avaliar hemorroidas e outros problemas da região intestinal.

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

– A taxa de mortalidade é baixa: MITO

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 25% dos pacientes que desenvolvem o câncer de próstata acabam falecendo em decorrência da doença. No entanto, quando descoberta em sua fase inicial, as chances de cura são maiores.

– Apenas idosos desenvolvem a doença: MITO

Apesar de ser mais recorrente em homens da terceira idade, é possível que o câncer de próstata se manifeste a partir dos 50 anos, ou até mesmo antes em pessoas que tenham histórico familiar da doença.

– Mesmo sem indícios, o exame deve ser feito periodicamente: VERDADE

Por ser uma doença muito séria, com elevado risco, é fundamental que o homem faça o acompanhamento anual da saúde da próstata. Isso garante que, caso surja o tumor, ele seja descoberto em sua fase inicial, aumentando drasticamente as chances de cura.

– Homens negros têm mais chances de desenvolver o câncer de próstata: VERDADE

O motivo por trás disso ainda é um mistério, mas já é comprovado que a incidência de câncer de próstata em homens negros é mais alta. Além disso, a doenças também costuma ser mais agressiva. Por isso, os homens negros devem começar a cuidar mais atentamente da saúde de próstata a partir dos 45 anos.

– Não existe mais vida sexual para quem tem câncer de próstata: MITO

Dependendo do tamanho do tumor e do tipo do tratamento, alguns pacientes podem ter problemas de disfunção erétil. No entanto, na maioria dos casos, isto é um quadro passageiro e reversível.

– A atividade sexual aumenta o risco de desenvolver a doença: MITO

Alguns estudos vêm apontando justamente o contrário: quanto mais frequentes forem as ejaculações, menor o risco de desenvolver tumores na próstata.

– Não ter sintomas, significa não ter câncer: MITO

Os tumores na próstata são um dos tipos de cânceres mais assintomáticos. Normalmente, os sinais de câncer de próstata só são detectados durante os exames. 

– Quem fez vasectomia corre mais risco de ter câncer de próstata: MITO

Estudos recentes mostram que a vasectomia não é um fator de risco para o câncer de próstata.

– A alimentação pode ajudar a diminuir as chances de desenvolver a doença: VERDADE

Hábitos de vida saudáveis melhoram a eficiência do sistema imunológico, ajudando a controlar as células cancerosas. No caso específico dos tumores da próstata, o estresse oxidativo do organismo gerado por certos tipos de alimentos pode favorecer o aparecimento e crescimento do câncer.

Portanto, fica aqui mais uma vez o alerta: o câncer de próstata é uma doença silenciosa e fatal. Por isso, não deixe de se cuidar. Marque agora mesmo uma consulta com um médico especialista.

Fontes:
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/11/29/40-coisas-piores-que-o-exame-de-prostata-para-se-fazer-apos-os-40-anos.htm

https://laboratorioexame.com.br/saude/exame-de-prostata

https://www.folhape.com.br/noticias/para-vencer-cancer-de-prostata-homens-precisam-vencer-tambem-o/161246/

Tags: