Categorias: Alimentos Funcionais

Segunda-feira sem carne: dicas de alimentos ricos em proteínas para ajudar na dieta vegetariana

Ultimamente, muitas pessoas aderiram ao movimento “Segunda-feira sem carne” que, como o próprio nome diz, trata-se de passar um dia da semana sem consumir qualquer tipo de carne. Isso vem do desejo de muita gente em reduzir o consumo de alimentos de origem animal motivadas por razões diversas, como a proteção aos animais, causas sociais ou mesmo melhorar a saúde.

No entanto, para quem está iniciando agora uma dieta com restrição de consumo de carne, fica a dúvida de quais alimentos podem ser uma boa alternativa como fonte de proteína. Por isso, a Feinkost preparou uma lista com alimentos que são ricos em proteínas para você turbinar o seu prato, confira:

Beterraba

A beterraba é um excelente alimento para que está reduzindo o consumo de carne. Ela é fonte de vitamina A, C, Complexo B, fósforo, zinco, magnésio, potássio, flavonoides, fibras e proteínas.

Soja

Por ser uma fonte rica em proteínas, normalmente, a soja é um dos primeiros alimentos que entram na dieta de quem decidiu seguir o vegetarianismo. O item pode ser consumido na versão em extrato (conhecido como leite de soja) ou até tofu.

Leguminosas

Grão-de-bico, lentilha e o nosso amado feijão são boas fontes de proteínas. No entanto, diferente das outras, o feijão se torna um alimento nutricional completo quando combinado com o arroz. Já a lentilha, além da proteína, também fornece muito ferro para o nosso organismo, sendo uma ótima opção para se incluir no cardápio.

Sementes

Sementes de linhaça, abóbora, girassol e gergelim são opções ricas em proteínas. Além disso, são fonte de ômega 3, antioxidantes e vitaminas do complexo B. Para aumentar a qualidade das proteínas em até 30%, uma boa alternativa é germiná-las: basta colocar três colheres de sopa da semente escolhida em um vidro com água filtrada, fechar com filó e um elástico e deixar de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, lave os grãos e deixe o recipiente inclinado para que o restante de água possa escorrer. Lave novamente à noite e deixe escorrer até de manhã, como fez na primeira vez. Repita por três dias esse processo.

Oleaginosas

As castanhas, nozes e amêndoas são alimentos que, embora bem calóricos, são recomendados para quem não consome carne. Além de fontes de proteínas, fornecem gorduras boas (que conferem energia), dão maior saciedade e protegem a saúde do coração.  A melhor forma de inserir as oleaginosas na dieta é in natura, sem aquecer. Ao serem aquecidas elas tendem a oxidar e a ficar rançosas. Você pode optar por consumir um mix delas ou um tipo por dia. Só é preciso ficar atento à quantidade diária consumida, uma vez que em excesso podem colaborar para o ganho de peso.

Tags: