Categorias: Alimentos Funcionais

O que são macronutrientes?

Macronutrientes são nutrientes que o corpo humano precisa em grandes quantidades para manter o bom funcionamento do organismo. São eles: carboidratos, proteínas e gorduras.

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo e são encontrados em alimentos como pães, massas, arroz, batatas e frutas. As proteínas são essenciais para o crescimento e reparação dos tecidos do corpo e são encontradas em alimentos como carnes, ovos, laticínios e leguminosas. As gorduras são importantes para a absorção de vitaminas e minerais, além de ajudar na regulação da temperatura corporal e no fornecimento de energia de reserva. Elas são encontradas em alimentos como óleos, manteiga, nozes e sementes.

É importante consumir esses macronutrientes em quantidades equilibradas e adequadas às necessidades individuais do corpo, de acordo com a idade, sexo, altura, peso e atividade física.

Por que os macronutrientes são importantes?

Os macronutrientes são importantes porque fornecem ao corpo humano os nutrientes necessários para manter um bom funcionamento fisiológico e realizar as atividades diárias. Cada um dos três macronutrientes tem funções específicas no organismo:

  • Carboidratos: são a principal fonte de energia do corpo, fornecendo energia para as células e órgãos do corpo. Eles também ajudam a manter o sistema nervoso central funcionando corretamente.
  • Proteínas: são essenciais para o crescimento e reparação dos tecidos do corpo, incluindo músculos, ossos, pele e cabelos. Elas também desempenham um papel importante na produção de hormônios e enzimas.
  • Gorduras: ajudam a absorver vitaminas lipossolúveis, fornecem energia de reserva e ajudam a manter a temperatura corporal. Elas também são importantes para a saúde cardiovascular e cerebral.

Tags: