Categorias: Alimentos Funcionais Granola Saúde

Conheça a granola salgada e os seus benefícios

Composta por mistura de cereais e sementes oleaginosas.

É um alimento nutritivo, com quantidades significativas de fibras que trazem uma série de benéficos ao organismo. Estas são substâncias não digeridas pelo trato digestivo e chegam ao intestino, intactas, trazendo grande benefício à saúde.

Existem 2 tipos de fibras: as insolúveis e as solúveis. As fibras insolúveis atuam principalmente na formação do bolo fecal, ajudam na absorção de gorduras e ainda são capazes de absorver substâncias carcinogênicas, prevenindo o câncer de cólon. Já as fibras solúveis, são degradadas pelas bactérias presentes no intestino, e isto estimula o crescimento da flora bacteriana evitando a instalação de bactérias patogênicas. Há neste caso também produção de substâncias que auxiliam na prevenção do câncer de cólon.

Além disto, seguem abaixo algumas informações sobre os benefícios trazidos por alguns de seus ingredientes:

Semente de linhaça:

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade funcional. O óleo presente na linhaça é uma das fontes mais ricas de Ômega 3 e Ômega 6 existente na natureza.

Os benefícios do Ômega 3 para o coração e prevenção de doenças cardiovasculares são inúmeras:

  • diminui o nível de triglicérides e colesterol ruim(LDL) no sangue;
  • ajuda a prevenir danos vasculares como formação de coágulos;
  • melhora no ritmo cardíaco;

Além disto a linhaça é uma importante fonte alimentar de lignanas, um fitoesteróide que “imita” a ação do estrógeno. A lignana é muito importante no período da menopausa, quando as taxas desse hormônio são baixas, sendo ela um importante agente natural na reposição desse hormônio.

semente de girassol:A semente de girassol é riquíssima em gordura poli-insaturada que ajuda no controle do colesterol. Depois de torrada é muito rica também em nutrientes como vitaminas, E, D e do complexo B, selênio, fósforo e potássio.

Outros benefícios:

  • reduz o risco de surgimento de doenças cardiovasculares,
  • ameniza os sintomas da menopausa
  • promove o relaxamento muscular.

Semente de gergelim:

  • Por conter ácidos graxos Ômega 3 e Ômega 6 (em maior quantidade), ajuda a reduzir o nível de colesterol;
  • A presença de cálcio em sua composição, ajuda no combate ao desgaste ósseo (osteoporose);
  • Atua como fortalecedor da pele (possui alto poder cicatrizante);

As sementes de gergelim possuem elevado valor nutricional, em virtude de quantidades significativas de vitaminas, principalmente do complexo B, vitamina E (poderoso antioxidante) e de minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, sódio, zincos e selênio.