Categorias: Bem-Estar

Você já ouviu falar da alimentação intuitiva?

A alimentação intuitiva é uma “não-dieta” que vêm fazendo bastante sucesso entre blogueiros de saúde e fitness. No entanto, apesar de estar na moda, este não é um conceito novo. Ele começou a aparecer em alguns estudos lá pelo meio da década de 90. Mas se você nunca ouviu falar sobre este tema, o blog da Feinkost está aqui para apresentá-lo.

Alimentação intuitiva: como o que quiser

A alimentação intuitiva busca eliminar a culpa associada a comida, sem a taxar nenhum alimento como “bom” ou “mau”. Na verdade, este conceito tem mais a ver com uma atitude psicológica do que com “coma isso, não coma aquilo”.

Este modelo de alimentação busca fazer com que a pessoa coma de forma consciente. Pois a pessoa precisa saber com quanta fome quanta fome ou quão cheio está. Há um foco em comer devagar, soltar o garfo periodicamente, verificar depois de alguns minutos se você ainda está com fome, e não continuar comendo só porque ainda tem comida no prato.

Portanto, a alimentação intuitiva pode ser uma solução para transtornos alimentares criados desde a infância.  Isso porque, crianças dependem de hormônios que dizem quando elas estão cheias ou com fome; elas sabem quando comer e quando não comer. Por outro lado, muitos pais exigem que a criança “limpe o prato” e oferece como recompensa um doce ou diz que ela só pode brincar após que comer tudo. Isso é um comportamento prejudicial, já que a criança desassocia a comida com a nutrição, e começa pensar em se alimentar como uma forma de bater algum tipo de meta.

Princípios da alimentação intuitiva

– Rejeite a mentalidade de dietas

Comece a prestar atenção no seu corpo, não se preocupe apenas com perda de peso.

– Honre a sua fome

Alimente-se de forma consistente durante o dia. Não permita que a fome cresça.

– Faça as pazes com a comida

Permita-se a comer os mais variados tipos de alimentos (exceto aqueles que você não pode consumir devido a questões médicas).

– Permita-se se sentir satisfeito

Atente-se aos os sinais de que você não está mais com fome, você não precisa limpar o prato se já estivar confortavelmente cheio.

– Lide com seus sentimentos sem usar comida

Não desconte raiva, frustração, ansiedade e outros sentimentos na comida. Existe diversas formas de lidar com isso. Busque se alimentar apenas para saciar a fome.

– Honre sua saúde com nutrição gentil

Coma uma variedade de alimentos e note como o seu corpo reage a cada tipo de comida.

Você pode ler com mais detalhes os princípios da alimentação intuitiva (em inglês) clicando aqui: https://www.evelyntribole.com/wp-content/uploads/10PrinciplesofIntuitiveEating.pdf

Fontes:

https://gooutside.com.br/o-que-e-alimentacao-intuitiva-e-como-ela-pode-te-ajudar-a-ser-saudavel/

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/31819-alimentacao-intuitiva-como-comer-bem-e-com-prazer

https://www.vice.com/pt_br/article/bvgnjm/alimentacao-intuitiva-a-nao-dieta-para-quem-esta-de-saco-cheio-de-dietas

Tags: