Categorias: Alimentos Funcionais

Vegano x vegetariano: qual é a diferença?

Muita gente deve achar que uma dieta vegetariana é igual a uma vegana. Mas não se engane, vegano não é sinônimo de vegetariano. Claro que existem algumas semelhanças entre os dois como, por exemplo, o fato de não comerem carne. No entanto, existem diferenças por trás de suas motivações e compromisso com a causa animal.

Quer saber mais sobre as diferenças entre vegetarianos e veganos? Então, vem conosco neste post que a gente te explica:

O que é um vegetariano?

Basicamente, é aquela pessoa que exclui o consumo de carne animal da sua alimentação. Nada de frango, boi, porco, peixe ou fruto do mar. Além disso, alguns vegetarianos  também não consomem nada que tenha origem animal, como laticínios e ovos.

Tipos de vegetariano

– Ovo-vegetariano: excluem da dieta produtos de origem animal, porém consomem ovos.

– Lacto-vegetariano: não consomem produtos de origem animal, mas ainda utilizam em sua dieta o leite e outros laticínios como queijo, iogurte, manteiga e outros.

– Ovo-lacto vegetariano: não consomem nenhum tipo de carne, mas ainda se alimentam com produtos com ovos e laticínios.

E o que é vegano?

Diferente do vegetarianismo, o veganismo vai além da alimentação. Além de não comerem nada de origem animal, isso conta também para laticínios, ovos e mel, eles também não consomem nada que possa ter causado sofrimento aos animais, seja produto de higiene, beleza, vestuário ou medicinal.

Dessa forma, mais do que um tipo de dieta, o veganismo pode ser entendido como um estilo de vida.

Todo vegano é vegetariano, mas nem todo vegetariano é vegano

Portanto, podemos concluir que, apesar de nenhum dos dois consumir carnes, o comprometimento do vegano com a causa animal é algo maior.

Por exemplo, um vegetariano não comeria um bife de carne de boi, mas não veria problema em usar uma bota de couro, algo que seria impensável para um vegano.

E aí? Agora ficou fácil de entender a diferença entre vegano e vegetariano, certo? Então compartilhe este texto com aquele seu amigo que acha que é tudo a mesma coisa.

Fontes:

https://www.nsctotal.com.br/noticias/diferenca-vegetariano-vegano

Home Chefs

Escolha Veg

https://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/noticia/2017/11/vegetariano-vegano-crudivoro-saiba-diferenca-entre-eles.html

Tags: