Categorias: Alimentos Funcionais

Os superalimentos que estão sempre prontos para defender a sua saúde

Você já ouviu falar em superalimentos? Não, eles não usam capas nem voam por aí. O superpoder desses alimentos é outro: eles proporcionam muitos benefícios à saúde de quem os consome. Claro, existem muitos alimentos que afirmam ser superalimentos, mas não são exatamente. Para ser um superalimento, precisa de poucos nutrientes, poucas calorias e trazer benefícios para todo o corpo.

Ainda desconfia de superalimentos? Então confira esta lista de 10 exemplos de superalimentos:

Brócolis

Embalado com sulforafano (um ingrediente que ajuda a combater o câncer), fibras, vitaminas e, o mais importante, é delicioso e barato. O brócolis também ajuda nossas células a produzir seus próprios antioxidantes naturais.

Maçã

Embora Branca de Neve e Eva não tenham tido experiências positivas com maçãs, a fruta é fonte de quercetina, que ajuda a baixar a pressão arterial. Se você é um atleta, uma maçã pode ajudá-lo a aumentar sua resistência e melhorar seu desempenho.

Chá verde

É incrível que uma das bebidas mais simples tenha um poder enorme sobre uma das doenças mais horríveis e mortais que existem: o câncer. Devido à sua alta concentração de catequinas, o consumo diário de chá verde pode reduzir bastante o risco de desenvolver certos tipos de tumores.

Leguminosas

Muitas pessoas ainda fazem cara feia quando comem leguminosas, mas sabem que algumas comunidades com alta expectativa de vida usam esses vegetais como base de suas dietas. Este tipo de alimento é rico em vitaminas do complexo B, ferro e fibras, o que pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Chocolate amargo

Isso prova mais uma vez que saudável e delicioso é possível, afinal, quem não ama chocolate? Claro, estamos falando daqueles que são compostos de pelo menos 70% de cacau aqui. O chocolate amargo contém grandes quantidades de flavonóides, que estabilizam os níveis de açúcar no sangue e reduzem o colesterol.

Vinho

Seus benefícios são conhecidos desde a antiguidade, razão pela qual o vinho tinto se tornou um elemento indispensável em uma dieta saudável. Com suas propriedades anti-inflamatórias, também pode reduzir a pressão arterial e apoiar a saúde do coração. Mas lembre-se sempre: As bebidas alcoólicas devem ser consumidas com responsabilidade.

Salmão

Ômega-3! Você já deve ter ouvido o quanto esse elemento é importante para sua saúde. É abundante em salmão. Este peixe é amado pelos amantes da comida japonesa.

O salmão e seus ômega-3 são ótimos para a saúde do coração e podem proporcionar uma vida útil mais longa para quem o come regularmente.

Comer este peixe também ajuda muito na doença de Alzheimer porque o ácido docosahexaenóico (DHA), que é encontrado no salmão, protege os neurônios do cérebro da inflamação.

Cúrcuma

Mais do que simples temperos. A cúrcuma tem sido usada há muito tempo na medicina oriental. Isso se deve ao alto poder anti-inflamatório da curcumina, um polifenol natural.

Mirtilos

Não é fácil de encontrar ou barato, mas os mirtilos são altamente resistentes a doenças cardíacas, dores articulares e musculares. Todo esse poder vem das proantocianidinas oligoméricas complexas, elementos que melhoram a função vascular.

Então, você está mais familiarizado com superalimentos? Embora possa parecer o contrário, a alimentação saudável está ao alcance e pode oferecer muitos benefícios para quem opta por seguir uma alimentação equilibrada. Então, tente incorporar superalimentos em sua rotina e tenha uma vida feliz e saudável.

Tags: