Categorias: Bem-Estar

Os perigos do sedentarismo

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Além disso, o sedentarismo aumenta o risco de depressão e de outros problemas de saúde mental, pois diminui a produção de hormônios que regulam o humor e aumenta a produção de substâncias inflamatórias no organismo.

Sedentarismo é um problema que ocorre quando uma pessoa não se exercita regularmente e tende a passar muitas horas sentada. O corpo humano não foi feito para ficar parado e quando uma pessoa fica muito tempo sem se movimentar, ela pode enfrentar vários problemas de saúde.

Alguns dos problemas que podem surgir do sedentarismo são:

• Aumento do risco de obesidade
• Aumento do risco de doenças cardiovasculares
• Aumento do risco de diabetes
• Aumento do risco de câncer
• Aumento do risco de depressão
• Aumento do risco de osteoporose
• Aumento do risco de doenças degenerativas do cérebro
• Aumento do risco de doenças inflamatórias
• Aumento do risco de doenças autoimunes.

Atividade física: arma contra o sedentarismo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos que requer energia gasta. A atividade física pode ser dividida em três categorias:

Atividade física de lazer: qualquer tipo de atividade que você faça por prazer, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar.

Atividade física para fins de fitness: qualquer atividade que você faça com o objetivo de melhorar sua saúde e fitness, como caminhar rapidamente, correr ou ir à academia.

Atividade física profissional: qualquer atividade que você faça como parte de seu trabalho, como dançar, levantar pesos ou fazer tarefas domésticas.

As pessoas devem realizar atividades físicas regulares para melhorar sua saúde e bem-estar. Existem muitos benefícios para a saúde que podem ser obtidos com a atividade física, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas, diabetes, depressão, osteoporose e cancro.

A atividade física também pode ajudar as pessoas a perder peso, melhorar sua capacidade cardiorrespiratória e aumentar a força e a flexibilidade musculares.