Categorias: Saúde

Os malefícios que as redes sociais causam na nossa alimentação

Quem utiliza redes sociais frequentemente sabe que não é raro se deparar com a foto de um prato super apetitoso. A  boca já se enche de água e a facilidade de ter aquele prato em sua casa em pouco minutos é tentadora demais para recusar. E por mais que você não seja fisgado de primeira, as opções que aparecem no feed são tantas que uma hora ou outra você acaba pedindo comida por impulso.

Impulso x culpa

Uma alimentação saudável leva em conta as características sensórias de um alimento, como aparência ou aroma, mas devemos ter muito cuidado com a frequência em que pedimos comida apenas pelo fator sentimental. E ainda exista mais um agravante nesse comportamento: o sentimento de culpa após comer nessas condições.

Com o encorajamento externo para degustar algo diferente, o sentimento posterior deve ser levado em consideração. Isso porque quando comemos de maneira não planejada o sentimento de culpa e remorso pode acompanhar a experiência gastronômica.

Como esbanjamos muito tempo do nosso dia navegando pelas redes sociais, é possível que tentações alimentares passem por você diversas vezes; dessa maneira, para manter a organização e equilíbrio da alimentação algumas diretrizes podem ajudar a minimizar os impactos da lembrança constante de comida. Desde a organização do feed, silenciando ou até mesmo deixando de seguir perfis que te despertem pensamentos obsessivos por comer, além do planejamento das refeições, sejam as triviais ou as mais especiais.

Outro perigo: as dietas sem sentido dos influencers

Infelizmente, vivemos numa época em que a ditadura da estética, muitas vezes, se sobrepõe à saúde, principalmente no que diz respeito à alimentação e nutrição. Contribui, para isso, o potencial alcance das redes sociais, que levam informações nem sempre corretas, a uma imensidão de pessoas que, sem qualquer tipo de acompanhamento profissional, se deixam levar por tantas iniciativas. Essas informações, ao prometer bons resultados, ou levarem à crença bons resultados, podem acarretar inúmeros prejuízos à saúde.

O que fazer então?

As redes sociais podem nos trazer muito problemas, mas a solução não precisa ser radical. Como tudo na vida, o segredo é a moderação e ter a plena consciência dos seus atos. Quando se deparar com um foto de um prato irresistível, antes de fazer um pedido no aplicativo, pense se aquilo é pertinente para aquele momento, se você realmente quer comer aquilo ou foi influenciado a tal. E quanto às dietas propagadas por influencers, consulte sempre um especialista antes de entrar de cabeça em uma dieta que pode só trazer problemas para a sua saúde.

Fontes:

https://www.campograndenews.com.br/artigos/as-redes-sociais-e-sua-perigosa-influencia-na-alimentacao-e-nutricao

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2021/06/4930902-uma-escolha-que-nao-e-so-alimentar-fatores-externos-podem-definir-dietas.html

Tags: