Categorias: Saúde

Novembro Azul: Alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata

O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no mundo. Por isso, prevenir o surgimento deste tipo de tumor é fundamental para qualquer pessoa do sexo masculino. Além do acompanhamento médico de rotina, um fator que pode contribuir com o não surgimento da doença é a alimentação. Pensando nisso, a Feinkost desenvolveu uma lista de alimentos que ajudam a diminuir os riscos do desenvolvimento do câncer de próstata. Confira:

Oleaginosas:

Amêndoas, nozes, avelã e amendoim melhoram o sistema imunológico e ainda contribuem com a renovação das células. Duas nozes por dia já é o suficiente para suprir a quantidade necessária de selênio que o corpo precisa e assim atrasar a ação oxidante do organismo, um dos responsáveis pelo surgimento de tumores.

Vegetais crucíferos

Repolho, couve-flor, brócolis e couve manteiga são exemplos de vegetais crucíferos. Eles possuem propriedades anticancerígenas, pois são ricos em uma substância chamada indol-3-carbinol. Esta substância é potente contra o surgimento de tumores e é liberada através da mastigação. Por isso, o modo de preparo influencia na quantidade de indol-3-carbinol no vegetal. Deve-se realizar um cozimento leve, com pouca água. Além disso, a mastigação lenta também é um fator importante a ser observado.

Chá verde

Segundo estudos feitos pelo Centro Nacional Epidemiológico de Prevenção contra o Câncer do Japão, o consumo de cinco xícaras de chá verde diariamente pode diminuir em 50% as chances do desenvolvimento do câncer de próstata. Isso se deve ao fato do chá verde regular a quantidade de testosterona produzida pelo organismo, o hormônio masculino é um dos responsáveis pelo câncer de próstata.

Tomates e outros frutos vermelhos

Pesquisas apontam que certos frutos vermelhos podem ajudar a prevenir o câncer de próstata. Quanto mais vermelhos, melhor. Esses alimentos contêm licopeno, que é um antioxidante muito eficaz encontrado no tomate e derivados, melancia, entre outros. Vale lembrar que a absorção do licopeno no organismo é mais fácil se o tomate for cozido.

Alho e cebola

De acordo com estudo publicado pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI), alho e cebola possuem compostos sulfurosos, que são nutrientes antioxidantes que impedem a ação dos radicais livres. Com isso, o consumo de meia cebola ou dois dentes de alho por dia podem diminuis as chances do desenvolvimento deste tipo de câncer em até 30%.

Fontes:

http://www.jornalcorreiodacidade.com.br/colunas/1727-alimentos-que-previnem-o-cancer-de-prostata

http://www.brazilhealth.com/Visualizar/Artigo/118/Relacao-Alimentos-e-cancer-de-prostata

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/listas/13801-novembro-azul-7-alimentos-que-previnem-o-cancer-de-prostata

Tags: