Categorias: Academia

Muito além do frango com batata doce: alimentos que ajudam a aumentar a massa muscular

10 entre 10 pessoas que frequentam regularmente a academia desejam ganhar massa muscular. E, mesmo com uma rotina regrada de treinos, às vezes, os músculos não crescem da forma como desejamos e muito disso se deve à alimentação.

Comer, comer é melhor para fazer crescer

O nutriente mais importante para quem está em busca de músculos mais volumosos e definidos é a proteína, mas não apenas isso. O cardápio para ganhar massa muscular deve ser variado, contendo também frutas, verdura e carboidratos integrais. Outro ponto importante é se alimentar de 3 em 3 horas, pois isso impede a desaceleração do metabolismo.

 Ah, e como alertamos sempre nos textos do nosso blog: sempre consulte um especialista. Ele poderá indicar a dieta mais efetiva para o seu organismo.

Alimentos que ajudam no ganho de massa muscular

Água

Sem água o nosso organismo não consegue fazer uma síntese proteica eficiente, dificultando a assim a formação de tecidos musculares. 70% dos nossos músculos são formados por água, só isso já mostra a importância de estar sempre bem hidratado.

Carne vermelha

Fonte de ferro, zinco, proteína, aminoácidos e principal fornecedor de vitamina B12 para organismo, a carne vermelha é indispensável para o bom funcionamento das células nervosas e musculares do corpo. Na hora de escolher a carne, vale a pena escolher os cortes magros, como maminha, lagarto e filé mignon.

Feijão com arroz

Sim, a dupla mais famosa da culinária brasileira também ajuda quem quer aumentar os músculos.  Por conter todos os aminoácidos que o nosso organismo necessita, a combinação de arroz e feijão é ótima para a recuperação muscular. Além disso, também fornecem carboidratos e fibras, que dão energia e regulam o funcionamento do sistema digestivo.

Oleaginosas

Proteínas, fibras, vitamina E, zinco, potássio, magnésio, de gordura boa e selênio. Tudo isso a gente encontra em alimentos como nozes, amêndoas, castanhas e avelã. Elas ajudam a combater o processo inflamatório causado pelos exercícios.

Ovo

Assim como as oleaginosas, o ovo combate as microlesões e ajudam novas células a serem formadas. Ele possui aminoácidos essenciais para formar o tecido muscular e também para mantê-lo funcionando bem.

Fontes:

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/18931-dieta-para-ganhar-massa-muscular

https://www.minhavida.com.br/fitness/listas/13265-10-alimentos-para-ganhar-massa-muscular

https://www.revistasuplementacao.com.br/materias/detalhes/5598-mitos-e-verdades-sobre-alimentacao-e-ganho-de-massa-muscular.html

https://www.tuasaude.com/dieta-para-aumentar-a-massa-muscular/

Tags: