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Manual básico para ciclistas de primeira viagem

5 de novembro de 2019 | escrito por

Todo mundo sabe que atividades físicas são parte fundamental para se ter uma vida saudável. No entanto, não é todo mundo que curte academia, musculação e outros treinos semelhantes. Ainda bem que existem uma infinidade de outras atividades para colocar o corpo em movimento como, por exemplo, o ciclismo, que é o tema que iremos abordar em nosso blog hoje.

Pedala!

Mais do que um simples exercício físico, o ciclismo também contribui para diminuir a poluição. Afinal, muitas pessoas trocam o carro pela magrela na hora de ir para o trabalho. Mas antes dede sair por aí pedalando é aconselhável tomar algumas precauções. Se liga:

Segurança em primeiro lugar

Não negligencie a sua saúde. Por mais que o ciclismo seja uma atividade saudável, acidentes acontecem e as consequências podem ser graves. Portanto, invista em equipamentos de segurança, principalmente capacete e luzes de sinalização para sua bicicleta, que são importantes para alertar a sua presença em vias, ainda mais se a sua pedalada for durante a noite.

Primeira bicicleta

Existem bicicletas de diversos tipos e preços, mas você não precisa gastar uma fortuna logo de cara. Para escolher o equipamento certo é importante saber qual tipo de ciclismo que irá praticar.

As bicicletas mais simples, que são facilmente encontradas em magazines e lojas de artigos esportivos, são a melhor opção para quem vai passear somente por parques e ciclovias. Já para quem prefere encarar uma trilha ou pensa em participar de competições o ideal é buscar lojas especializadas, pois você precisará de uma bicicleta com freio e suspensão que atendam as suas necessidades.

Além disso, tal qual quando se compra uma roupa, você deve “experimentar” a bicicleta. Busque uma cujo tamanho de quadro, roda, altura e regulagem de selim e guidão sejam confortáveis para o seu corpo.

Com que roupa eu vou?

Para começar, você não precisa se “fantasiar” inteiro de ciclista. Além do capacete, uma boa dica é investir em uma bermuda acolchoada (específica para ciclismo). Ela protege de assaduras e bolhas, além dar um conforto maior durante a pedada.

Junte-se a um grupo de ciclistas

Se você não ainda não se sente seguro para pedalar em vias públicas, busque em redes sociais grupos de ciclistas. Com certeza você encontrará muitas opções de passeios para iniciantes, com trajetos curtos e ritmo leve. Você pode pegar várias dicas de quem já tem alguma experiência no ciclismo de rua. Além disso, é uma ótima maneira de fazer novas amizades!

Alimentação e hidratação em cima da bike

Como o ciclismo é uma atividade de alto consumo calórico, o consumo de carboidratos é bastante indicado por especialistas. Mas é claro que você deve evitar a ingestão de alimentos muito pesados e de difícil ingestão antes de pedalar.

Caso a pedalada seja de longa duração, você deve consumir alimentos ao longo do seu trajeto. Algumas frutas, como banana, e suplementos em gel são uma boa opção.  Já ao fim do treino, você deve escolher a combinação entre proteínas e carboidratos, como  castanhas e nozes.

Quanto a hidratação, o ideal é não deixar para beber água apenas quando a sede apertar, pois isso já é um sinal de desidratação. Então, busque criar o hábito de ingerir água de tempos em tempos durante o percurso que for percorrer. Isso é fundamental para você manter a sua resistência.

E quais são os benefícios de pedalar?

Talvez esteja achando que começar a pedalar pode ser muito complicado, mas tire isso da cabeça. O que passamos neste texto são apenas algumas dicas para você ter mais segurança, conforto e assim poder desfrutar desse esporte que é a paixão de muita gente. E para te convencer de vez a tirar a bicicleta da garagem, confira os maiores benefícios do ciclismo:

– Músculos durinhos: como é um exercício aeróbico, o ciclismo proporciona o fortalecimento da sua musculatura, principalmente das pernas, coxas e glúteos. E isso se torna benéfico para a prática de outras atividades como, por exemplo, a corrida.

– Coração agradece: controle de diabetes, diminuição de glicemia, redução de colesterol e perda de gordura. Tudo isso você consegue pedalando apenas 30 minutos por dia. Assim, você reduz as chances de sofrer um infarto ou AVC.

– Bom para o corpo e mente: o ciclismo é uma excelente atividade para diminuir o estresse. É muito relaxante. Pedalar por aí faz o seu corpo liberar endorfina, te deixando  uma deliciosa sensação de bem-estar.

– Muito mais fôlego: um dos primeiros benefícios que notamos quando começamos a pedalar é a melhora na respiração. Isso se deve a melhora no condicionamento físico, que controla o fluxo sanguíneo, evitando também os problemas de circulação.

– Equilíbrio: não duvide, o equilíbrio adquirido em cima das duas rodas é transportado para outros exercícios e também ajuda a balancear as emoções.

Então, com tudo de bom que o ciclismo tem para oferecer, o que é que você está esperando para começar a pedalar?

Fontes:

http://blog.bikeregistrada.com.br

https://ateondedeuprairdebicicleta.com.br

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