Categorias: Bem-Estar

Intestino Preso: Causas e consequências

Se você é uma daquelas pessoas que sofrem com a constipação, provavelmente você está precisando beber mais água e colocar mais fibras na sua alimentação. Isso é o que mostra o artigo científico do Colégio Americano de Gastroenterologia (CAG), aponta que 85% dos casos de prisão de ventre é resultado da baixa hidratação e consumo de poucos alimentos fibrosos.  Claro que existem outros motivos como o uso de remédios, problemas na tireoide e falta de exercícios físicos.

Como saber se o seu intestino está preso?

Cada corpo tem o seu próprio ritmo natural, portanto não existe um número ideal de evacuações por dia. Mas quando ficamos de 3 a 4 dias sem ir ao banheiro para fazer o número dois, aí já se configura um caso de constipação.

Quais são as consequências da prisão de ventre?

Além da dor abdominal e dos gases, a constipação pode estar relacionado com doenças como diverticulite, hemorroidas, além de poder ser uma causa de fissura anal. Em casos de idosos acamados, a prisão de ventre pode ser algo extremamente grave, sendo necessária até mesmo cirurgia.

Como evitar a prisão de ventre?

A gente separou cinco dicas para você não sofrer com a prisão de ventre. Confira:

1 – Mastigue bem os alimentos

Essa dica simples é fundamental para tratar o intestino preso, pois quando se mastiga devagar são enviados estímulos ao intestino para que comece a se movimentar, ajudando a eliminar as fezes acumuladas.

2 – Mantenha uma alimentação saudável e variada

Aposte nos alimentos ricos em fibras como cereais integrais (aveia, granola). Outra boa pedida são vegetais com folhas verdes escuras (couve, espinafre). Fique longe dos alimentos gordurosos e de carnes vermelhas, eles sobrecarregam o intestino, deixando-o muito mais lento.

3 – Ao acordar, tome água morna com limão

A água morna ajuda a amolecer as fezes, enquanto o limão estimula o intestino a se movimentar. Dessa forma, é possível fazer com que as fezes fiquem mais amolecidas e se soltem mais facilmente, aliviando o desconforto das fezes acumuladas.

5 – Massagem na barriga

A massagem deve ser iniciada colocando a mão fechada por baixo das costelas do lado direito, percorrendo a barriga até ao chegar às costelas do lado esquerdo. A massagem deve continuar no sentido para baixo, mantendo a mesma linha até ao meio da barriga. Após isso, massagear para o lado direito até ao umbigo e, por fim, até perto da zona púbica.

É importante respeitar os locais de início e fim, pois o intuito é massagear a parte final do intestino. Esta massagem deve ser realizada por pelo menos 5 minutos e pode ser feita na posição deitada ou sentada.

Apesar de poder ajudar a aliviar os sintomas da prisão de ventre, a massagem não deve ser feita durante a gravidez devido à pressão que é feita na barriga.

Fontes:

https://www.bemparana.com.br/noticia/prisao-de-ventre-85-dos-casos-sao-gerados-pela-baixa-ingestao-de-agua-e-fibras

https://www.tuasaude.com/3-dicas-caseiras-para-tratar-intestino-preso/

https://doutorjairo.uol.com.br/leia/intestino-preso-quais-sao-consequencias-e-como-lidar-com-isso/

Tags: