Categorias: Bem-Estar

Gravidez: o que deve e o que não deve ser consumido durante a gestação

Uma das fases mais lindas da vida do ser humano se passa durante a gestação de um filho. São nove meses de muita expectativa, cuidados e, também, muitas dúvidas. Afinal, a mamãe recebe inúmeras orientações para que tudo ocorra bem durante a gravidez. Por isso, hoje a Feinkost traz para você, um breve guia dos alimentos que são recomendados para mulheres grávidas e aqueles que se deve evitar. Ah, e sempre fica o aviso: consulte o seu médico, ele vai te indicar a dieta que melhor se adequa às suas necessidades.

Alimentos que indicados para uma gravidez saudável

Abaixo você confere uma lista de vitaminas e nutrientes que são benéficos para o desenvolvimento saudável do bebê e em quais alimentos você pode encontra-los:

– Vitamina A: ovos, manga, iogurtes, cenoura, brócolis e leite;
– Vitamina B12: laticínios e outros alimentos fortificados com esta vitamina;
– Ômega 3: nozes, azeita de oliva extra virgem, abacate e semente de linhaça;
– Cálcio: vegetais verde escuro, laticínios, semente de gergelim e nozes;
– Zinco: feijão, castanha-do-pará, amendoim e nozes;
– Ferro: ovos, feijão, cereais, ervilha e vegetais verde escuros;
– Ácido Fólico: espinafre, brócolis, couve, feijão e tomate;

Além disso, o consumo de proteínas é essencial no último trimestre de gravidez. Isso ajuda a evitar o parto prematuro, anemia e baixo peso ao nascer, por exemplo. É importante que os alimentos sejam preparados grelhados ou ao vapor, evitando as frituras.

O que deve ser evitado

– Bebidas alcoólicas: estudos mostram que o consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez provoca atraso no crescimento e desenvolvimento do bebê;

– Adoçantes artificiais: o mais seguro é evitar produtos diet e adoçantes artificiais, pois alguns não são seguros e podem interferir no desenvolvimento fetal;

– Peixes com alto teor de mercúrio: o consumo de peixe é indicado, no entanto alguns tipos, como o peixe-espada e o atum, possuem elevado nível de mercúrio em seu organismo. O mercúrio consegue atravessar a barreira placentária e pode causar danos ao sistema neurológico do bebê. Portanto, antes de consumir um peixe, pesquise antes se é seguro.

– Cafeína: ainda não é consenso se o consumo de café e cafeína é prejudicial à saúde do feto, mas há relatos científicos que ligam o consumo excessivo de café com alterações no desenvolvimento do bebê. Portanto, o melhor é evitar o consumo.

Um cuidado que é muito importante para as gestantes é o de lavar bem as frutas e verduras, para evitar intoxicações alimentares. Outros problemas, como a toxoplasmose, também podem ser evitados ao se consumir apenas alimentos bem cozidos, deixando de lado pratos com carnes cruas, como sushi e outros, para depois do parto.

Seguindo uma alimentação balanceada e segura, o seu bebê vai crescer forte e saudável e você terá menos complicações na hora do parto. Consulte um especialista e tenha uma ótima gestação!

Fontes:

https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Alimentacao/noticia/2018/12/alimentacao-na-gravidez-como-cuidar-sem-neura.html

https://portal.fiocruz.br/noticia/nutricionistas-dao-dicas-de-alimentacao-saudavel-durante-gravidez

https://www.tuasaude.com/alimentacao-na-gravidez/

https://www.huggies.com.br/gravidez/alimentos-para-evitar-durante-a-gravidez

Tags: