Categorias: Saúde

É possível controlar o colesterol com a alimentação?

Em média, 1.100 pessoas por dia perdem a vida devido a doenças relacionadas ao coração. Estes são dados da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), que também apontem que 14 milhões de brasileiros sofrem com alguma enfermidade cardiovascular, sendo a mais comum o elevando nível de colesterol no sangue.

Muitas destas mortes poderiam ter sido evitadas, já que o colesterol e diversas outras doenças que são fontes causadoras de infarto são controláveis, sobretudo, com uma boa alimentação.

Um perigo chamado colesterol

O colesterol alto é perigoso para a saúde cardiovascular porque impacta nas paredes dos vasos sanguíneos, inflamando artérias e formando placas que obstruem a passagem do sangue. A interrupção do fluxo sanguíneo pode provocar, por exemplo, um infarto do miocárdio, se isso ocorrer no coração, ou um AVC, se acontecer no cérebro.

Além dos exercícios físicos

A pratica rotineira de exercícios físicos traz benefícios incontáveis para a nossa saúde. No entanto, não basta apenas poder o corpo para mexer, já que o exercício interfere pouco na redução do colesterol ruim (LDL). O que a atividade física faz é aumentar o HDL, o que é bom, pois essa substância tem efeito protetor.

O segredo está na alimentação

Produtos que são ricos em gorduras saturadas como ultraprocessados e carnes gordurosas contribuem muito para o aumento da produção de colesterol ruim (LDL) pelo fígado. Para combater isso, o ideal é apostar em uma dieta que contenham muitos nutrientes que irão ajudar a deixar as suas artérias desobstruídas. Confira uma lista com exemplos destes tipos de alimentos:

Aveia

Graças à betaglucana que é encontrada neste cereal, a gordura que iria ser absorvida pelo organismo é “encapsulada” e acaba sendo excretada junto com as fezes. Um estudo da Universidade de Lancaster, Inglaterra, mostrou que 2 colheres de aveia por dia são o suficiente para obter o benefício para nossa saúde.

Oleaginosas

As oleaginosas (nozes e castanhas) são ricas em fitoesteróis, substâncias que competem no intestino com o colesterol e, assim, impedem que ele seja absorvido. Elas também são uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas, que contribuem para a redução do LDL circulante.

Peixes

Ótimas fontes de ômega 3, os peixes, se consumidos regularmente, diminuem o risco de doenças cardiovasculares, evitam a formação de coágulos sanguíneos e ajudam a controlar o colesterol.

Maçã

Ela também tem fibras, presentes na casca, que ajudam a diminuir os níveis de LDL, enquanto seus antioxidantes ajudam a reduzir a oxidação do colesterol, processo que culmina no depósito da gordura na parede das artérias. Essa combinação de vantagens está presente também em outras frutas, desde que sejam consumidas com casca e bagaço sempre que possível.

Fontes:
https://blog.partmedsaude.com.br/aprenda-de-uma-vez-como-controlar-o-seu-colesterol/

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/08/08/6-alimentos-ajudam-a-controlar-o-colesterol.htm

https://saolucascopacabana.com.br/pt/sobre-nos/blog/conheca-os-alimentos-que-ajudam-a-controlar-o-colesterol

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/08/08/colesterol-alto-eleva-risco-de-doencas-cardiovasculares-veja-mitos.htm

Tags: