Categorias: Saúde

Como ter uma relação saudável com os doces

É batata! Volta do almoço, senta-se na mesa de trabalho e de repente vem aquela vontade louca de comer um doce. E não é só uma “vontadezinha”, é quase uma obsessão. Por que a gente se sente assim em relação ao açúcar? Como consumir estas guloseimas de uma forma mais saudável? Existe alimentos que podem diminuir essa vontade de doce? Questões é o que não faltam sobre o assunto e vamos tentar respondê-las neste post. Vem com a gente!

 O poder viciante do açúcar

Sim, o açúcar (principalmente o refinado) é viciante e causa dependência. O consumo de doce faz o nosso organismo liberar dopamina, um hormônio que promove a sensação de prazer, sendo a principal causa do vício. Além disso, quando consumimos doces, os níveis de glicose no sangue (glicemia) aumentam e caem rapidamente, gerando assim um ciclo vicioso. E o pior, propiciando o surgimento de problemas como diabete tipo 2, doenças cardiovasculares e obesidade.

Existe maneira saudável de consumir doces?

Como tudo na vida, o segredo do sucesso é a moderação. Quando você compra uma barra de chocolate, a vontade comê-la inteira vêm logo a mente. Mas saiba que apenas três pedacinho, já são o suficiente para liberar a quantidade de dopamina que dão a sensação de satisfação. Portanto, a melhor maneira de consumir doces é optar por aqueles que não causam tanta dependência e que também produzem um outro hormônio: a serotonina. E qual são esses doces? A gente vê agora no próximo tópico.

Alimentos saudáveis para matar a vontade de doces

Castanhas

 Ela é fonte de gorduras boas e proteínas, além de conter muitas fibras. Graças a tudo isso, a castanha é um alimento que traz saciedade e, quando misturadas com frutas secas, transformam-se em docinhos super saudáveis.

Iogurte

O iogurte natural é rico em proteína e cálcio. Adicionando aveia ou chia e, para adoçar, cacau em pó ou mel, você tem uma sobremesa super gostosa e pouco calórica.

Chocolate amargo

Não precisa riscar o chocolate da sua dieta. Escolha as opções com mais de 70% de cacau, além de saborosos, o chocolate amargo é rico em polifenóis, o que ajuda a saúde do coração.

Uva passa

A uva passa já é docinha naturalmente, experimente comê-la após uma refeição e você vai perceber que aquela vontade de um sorvete ou pudim vai desaparecer. Além disso, a uva passa tem muita fibra, potássio e ferro.

Frutas vermelhas

Elas são bem doces, porém não contêm tanto açúcar. Isso é ótimo para quem come doces por compulsão. As frutas vermelhas ainda têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a reduzir o risco de doenças do coração e diabetes.

Fontes:

https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/medida-de-acucar-o-quanto-podemos-consumir-doces-diariamente-na-alimentacao_a6004/1

https://www.personare.com.br/descubra-como-e-possivel-comer-doce-de-forma-saudavel-m32046

Tags: