Categorias: Alimentos Funcionais

Chocolate: delicioso, com benefícios para a saúde e símbolo da Páscoa

Poucas coisas no mundo são unanimidade e entre estas poucas coisas está o chocolate. Claro que deve existir gente que diz que não gosta, mas é raro encontrar alguém que não adora se deliciar com este alimento.

Bebida dos Deuses

Os primeiros povos que começaram a produzir chocolate foram os Maias, em 1500 a.C. Eles cultivavam o cacau e com suas sementes era feita uma bebida considerada sagrada, ela era amarga e geralmente temperada com baunilha e pimenta. Para essa bebida eles deram o nome de  tchocolath (tchocol, de amargo, e ath, de água).

Além disso, nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.

Chegada no Brasil

As primeiras sementes de cacau chegaram em território nacional em 1746 trazidas por um francês que presentou Antônio Dias Ribeiro, um fazendeiro do Sul da Bahia, com algumas delas. O clima favoreceu o plantio e as lavouras cacaueiras prosperaram na região. A produção abundante levou os irmãos Neugebauer e o sócio Gerhardt, todos imigrantes alemães, a fundar a primeira fábrica de chocolate brasileira, em Porto Alegre, em 1891. Vinte e um anos depois, o cônsul suíço Achilles Izella lançou a pedra fundamental de outra marca nacional, a Lacta. Depois veio a Kopenhagen em 1928, a Garoto em 1929 e, em 1959, a suíça Nestlé começou a fabricar chocolates no Brasil.

Hoje o nosso país é o maior produtor de cacau da América Latina.

Benefícios do chocolate para a saúde

O chocolate além de ser uma gostosura para o nosso paladar, ainda traz coisas boas para o nosso organismo:

1- Previne o envelhecimento precoce.

O cacau é rico em polifenóis, compostos bioativos poderosos, ricos em antioxidantes que podem ser comparados ao chá verde, mas para isso, é necessário escolher chocolates com altas porcentagens de cacau, pois tendem a ter mais compostos ativos, além de ter menos gordura e açúcar.

2- É um ótimo anti-inflamatório.

Algumas doenças são desencadeadas por inflamações crônicas, como Diabetes e Alzheimer. O cacau presente no chocolate é rico em uma substância capaz de agir diretamente contra os radicais livres, os chamados flavonóides, que estão presentes também na uva, no alho, na cebola e no vinho.

3- Serve como pré-treino.

Antes de se jogar nos chocolates, vale lembrar que um pequeno tablete já é o suficiente para aumentar a energia e a disposição para praticar exercícios, mas lembre-se que a barrinha não substitui uma refeição antes de treinar.

4- Previne doenças cardiovasculares e AVC.

Consumir chocolate amargo melhora o fluxo sanguíneo evitando a coagulação do sangue. E por suas propriedades antioxidantes mantém as veias limpas, melhorando a irrigação sanguínea no corpo.

5- Reduz o estresse e alivia dores.

Como o chocolate é rico em substâncias que aumentam a sensação de bem-estar, deixando aquela sensação de leveza e reduzem os níveis de irritabilidade. Alguns estudos sugerem que a substância age como um analgésico natural, aliviando pequenas dores pelo corpo.

Um dos símbolos da Páscoa

Ao contrário do coelho e dos ovos, que estão ligados à celebração da Páscoa desde as civilizações mais antigas, o chocolate é uma introdução mais recente, contemporânea. Primeiro vieram os doces e, a partir das primeiras décadas do século 20, o chocolate. A associação dos doces com a Páscoa dá-se pelas conotações de satisfação derivada do consumo de açúcares e que compõe o quadro de festa da fertilidade.

Fontes:

http://www.lebonbon.com.br/blog/chocolate/a-origem-do-chocolat/
https://veja.abril.com.br/economia/conheca-a-historia-do-chocolate-e-como-ele-chegou-ao-brasil/
http://chocolatesmarghi.com.br/hist%C3%B3ria-do-chocolate.html
https://www.mercadodocacau.com.br/artigo/5-beneficios-do-chocolate-para-a-saude/rss.xml

Tags: