castanha do pará benefícios feinkost
Categorias: Saúde Super Foods

Castanha-do-Pará: benefícios para a sua saúde

Você sabia que consumir castanha-do-Pará traz inúmeros benefícios para a saúde? Se não sabia, a Feinkost vai te contar alguns deles!

Conhecendo um pouco sobre a castanha-do-Pará:

Também conhecida como castanha-do-Brasil, é uma semente que tem sua origem em florestas virgens, como a floresta Amazônica. Com a sua popularização no cardápio do brasileiro, hoje este alimento é indispensável para uma dieta saudável.

Faz bem para o coração!

A castanha-do-Pará contém um alto teor de ômega-9 e por fornecer antioxidantes diversos como vitamina E, selênio, glutationa e esqualeno, a castanha age na saúde cardiovascular. Além disso, possui ação antioxidante e é rica em gorduras insaturadas. Esta oleoginosa beneficia a saúde do coração, reduzindo o colesterol ruim, como LDL, e aumentando os níveis do colesterol bom, HDL.

Também é rica em: fibras, cálcio, ferro, a castanha tem um elevado valor nutritivo. É um alimento que contém substâncias antioxidantes como o selênio,  e advinha, ainda é boa para imunidade!

Mas… não é só isso não, além de trazer benefícios para o coração, consumir a castanha também traz benefícios para o cérebro e vamos te explicar o porquê!

Benefícios para o cérebro:

A castanha do Pará contém vitamina E, selênio, isso significa que ela ajuda na memória e também no raciocínio, e estes antioxidantes, presentes, protegem os neurônios das ações negativas dos radicais livres, podendo então contribuir na prevenção de doenças cerebrais degenerativas como é o caso de  Alzheimer e Parkinson.

Achou que acabou?

Ainda temos mais benefícios da castanha do Pará para você, são eles:

  • A castanha do Pará é fonte de Potássio, e sabe o que isso significa?

Os benefícios deste nutriente iniciam desde o controle da pressão arterial, até a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, além de mais um nutriente super importante: o fósforo, que é bom para a saúde dos ossos.

Então… deu para perceber que consumir castanhas só trará benefícios para sua saúde certo?

Mas cuidado!

Não abuse na quantidade, você certamente já ouviu falar também “tudo que é exagerado não é saudável”. Por isso, se você gosta, consome, ou pretende conhecer essa semente tão valiosa, vale lembrar que seu consumo faz bem, mas em excesso pode ser prejudicial.

Fontes: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/castanha-do-para.htm

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/flora/noticia/2015/02/castanha-do-brasil.html

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17977-castanha-do-para

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/castanhadopara.htm

Tags: