Categorias: Saúde

Câncer de próstata: auxílio psicológico é fundamental durante o tratamento

O câncer de próstata é uma doença grave e que necessita acompanhamento médico contínuo. No entanto, muitos homens que estão passando pelo tratamento não recebem o auxílio de um psicólogo, o que ajudaria em muito na qualidade de vida dessas pessoas que passam por um momento tão complicado em suas vidas.

Segundo dados de um estudo feito pela PUC-RS, a maioria dos homens com câncer de próstata relacionava a doença com os sentimentos de impotência e fracasso.  Por ser uma patologia muito discriminada, o câncer de próstata é revestido de tabus, onde a principal preocupação dos homens é quanto possíveis sequelas que o tratamento pode causar em sua vida sexual.

O que tanto amedronta os homens?

Em nossa cultura, a maioria das pessoas relaciona a virilidade do homem com a sua capacidade de ereção, bem como desempenho sexual. Por isso, o fantasma da impotência sexual pode levar o paciente a um quadro depressivo.

O que deve ser sempre salientado, é que a disfunção sexual tende a ser momentânea e reversível. Porém, sem o acompanhamento psicológico ideal, o paciente que está depressivo e com ansiedade, acaba agravando esta possível disfunção erétil. Ou seja, mais do que o câncer de próstata em si, a falta de um apoio emocional pode ser a maior responsável pela perda da tal virilidade.

Qual o melhor psicólogo para o paciente com câncer de próstata?

O ideal é buscar um profissional que esteja capacitado a abordar questões de oncologia e sexualidade. O psicólogo irá apresentar ao paciente e a sua família uma outra visão sobre como enfrentar os impactos provocados pelo câncer, fazendo com que a pessoa não se feche para o mundo em função da doença.

Portanto, caso você tenha sido diagnosticado com a doença, mantenha sempre em mente que o auxílio psicológico é fundamental para o tratamento!

Fontes:

https://www.folhadelondrina.com.br/folha_entrevista/atencao-ao-psicologico-dos-pacientes-com-cancer-de-prostata-2942698e.htmlhttps://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2010/08/associado-a-perda-da-virilidade-cancer-de-prostata-pode-causar-sofrimento-psicologico-3009590.html

Tags: