história da granola feinkost alimentos saudáveis
Categorias: Granola Super Foods

5 coisas que você não sabia sobre: Granola

1 – Não, não existe pé de granola

Muita gente acha que a granola é um grão que nasce em árvore como tantos outros. Mas pode ficar chocado: a granola é composta por uma mistura de diferentes tipos de grãos (aveia, cevada, trigo, arroz ), sementes (castanha de caju, amendoim e castanha-do-pará), frutas secas e açúcar mascavo ou mel.

2 – Quase 200 anos de história

A “primeira” surgiu em 1830, nos EUA, quando o defensor da alimentação vegetariana, William Sylvester Graham, desenvolveu um preparado feito de cerais moídos, mas sem a presença de mel ou açúcar mascavo. Trinta anos mais tarde, o sanitarista James Jackson resolveu assar essa mistura de cerais e batizou o resultado de “granula”. No entanto, em 1870, outro americano, John Harvey Kellogg, também criou uma mistura de grãos de aveia, trigo e milho e também chamou isso de “granula”. Claro que Jackson não gostou nada da história e processou Kellogg, que teve que mudar o nome do seu produto, foi daí que surgiu o nome “granola”.


Propaganda de Granola em 1893.  (Fonte: By Unknown – Google Books – American Electrotherapeutic Association (1893) Journal of electrotherapeutics, p. 280, Public Domain)

3 – Mas só fez sucesso mesmo na década de 60

Demorou bastante tempo para a granola cair no gosto popular. Isso só foi acontecer  a partir da década de 1960 e graças ao movimento hippie. Sendo um produto natural e com muitas qualidades nutricionais, a granola começou a ser cultuada pela galera “paz & amor” e em pouco tempo passou a fazer parte também do cardápio de todo o mundo.

4 – Parceria com açaí

No Brasil, a granola alcançou o seu auge com a popularização do consumo da polpa do açaí congelado. Isso ocorreu no início da década de 1990, quando os grupos de surfistas e frequentadores de academia enxergaram na combinação açaí com granola a solução perfeita para um lanche gostoso, natural, saudável e que fornecia muita energia para as atividades físicas.

5 – Cheia de benefícios

Um dos principais motivos do sucesso da granola sempre foram as suas propriedades naturais, que trazem diversos benefícios para o corpo. Ela possui quantidades elevadas de fibras alimentares, energia, vitaminas e minerais, proteínas e carboidratos . Além disso, a granola ajuda o seu intestino a funcionar muito bem, levando vantagem sobre outros cerais matinais (normalmente feitos de flocos de milho), pois possui uma maior variedade de grãos.

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-granola-quem-inventou/

https://en.wikipedia.org/wiki/Granola

https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2019/02/da-lenda-amazonica-vanessa-esplendorosa-historia-do-acai-no-brasil.html

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/acai.htm

Tags: