açúcar mascavo é bom feinkost
Categorias: Alimentos Funcionais

5 coisas que você não sabia sobre: Açúcar Mascavo

O que é o açúcar mascavo?

Assim como a versão refinada, o açúcar mascavo é extraído da cana-de-açúcar, no entanto, o processo de produção é diferente.

Ele é obtido por meio de um processo de cozimento. Com isso, ele não acumula calorias vazias, mantendo os valores nutricionais provenientes da cana. Ele é a opção integral para adoçar os seus pratos e bebidas.

Muito diferente do açúcar branco

As diferenças mais óbvias são na coloração e no sabor, que no caso do açúcar mascavo lembra do da rapadura. Mas, além disso, como não passa pelo processo de “embranquecimento”, nós podemos encontrar em 100 gramas deste alimento, 85 mg de cálcio, 29 mg de magnésio, 22 mg de fósforo e 346 mg de potássio. Enquanto isso, 100 g de açúcar refinado conserva apenas cerca de 2 miligramas desses mesmos nutrientes.

Adoça menos?

Mito. A “doçura” do mascavo é igual ao do refinado. Essa falsa percepção se deve ao fato de que ao adoçar bebidas, principalmente o cafézinho, o ele demora um pouco mais para se dissolver.

Açúcar mascavo e demerara são a mesma coisa?

Não. O açúcar demerara é um produto que fica entre o mascavo e o refinado. Ele passa por processos leve de refinamento, diferente do açúcar branco. Com isso, ele se mostra uma opção mais saudável do que o refinado, mas ainda assim, é o tipo mais natural.

É indicado para diabéticos?

Apesar de ser uma opção melhor do que o açúcar refinado, o açúcar mascavo não é de livre consumo para as pessoas com diabetes. Ele pode até ter menos carboidratos que a versão refinada, mas ainda assim é um açúcar e o seu consumo deve ser moderado para não ocasionar hiperglicemia.

Fontes:

Wikipedia (em inglês)

Vix

diabetes.org

ecycle.com.br

Tags: