superfoods alimentação saudável feinkost
Categorias: Alimentos Funcionais Saúde Super Foods

Superfoods: os super alimentos para você viver mais

Você já ouviu falar em superfoods? Não, elas não vestem capas, nem saem voando por aí. O superpoder destes alimentos é outro: trazer muitos benefícios para a saúde de quem as consome. É claro que tem muita comida que se diz superfood, mas não é bem assim. Para ser um superalimento ela precisa, em pequenas porções, ter muitos nutrientes, poucas calorias e propiciar benefícios ao organismo como um todo.

Ainda está em dúvida sobre os superalimentos? Então confira uma lista com 10 exemplos de superfoods:

Brócolis 

Rico em sulforafano (componente que ajudar a combater até mesmo o câncer), fibras, vitaminas e, além de tudo, é saboroso e barato. O brócolis também auxilia as nossas células a criarem seus próprios antioxidantes naturais.

Café 

Para quem não dispensa um cafezinho toda manhã, saiba que além dele funcionar como um estimulante, também é um alimento rico em antioxidantes, que são responsáveis por proteger o sistema cardiovascular. Mas é claro que precisa ser na medida certa (cuidado com a gastrite!). Pesquisas apontam que o consumo ideal é entre 2 e 4 xícaras por dia.

Maçã 

Apesar da Branca de Neve e da Eva não terem tido experiências positivas com a maçã, esta fruta é uma fonte de quercetina, que auxilia na redução da pressão arterial. E se você é atleta, a maça pode te ajudar a aumentar a sua resistência e melhorar o seu desempenho.

 Chá verde 

É incrível como uma das mais simples bebidas tem um poder gigante contra uma das doenças mais temidas e mortais que existem: o câncer. Devido a sua alta concentração de catequina, o chá verde, quando consumido diariamente, diminui drasticamente o risco do surgimento de alguns tipos de tumores.

Leguminosas 

Muita gente ainda faz cara feia na hora de comer leguminosas, mas saiba que diversas comunidades que possuem uma elevada taxa de expectativa de vida têm como base de sua alimentação o consumo destes vegetais. Como são ricas em vitaminas B, ferro e fibras, as leguminosas diminuem o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Chocolate amargo 

Aqui está mais uma prova de que é possível ser saudável e gostoso ao mesmo tempo, afinal, quem não gosta de chocolate? É claro que a gente está falando aqui sobre aqueles que são composto por pelo menos 70% de cacau. O chocolate amargo possuí uma grande quantidade de flavonoides que estabilizam os níveis de açúcar no sangue e reduzem o colesterol.

Vinho tinto 

Seus benefícios são conhecidos desde a antiguidade, por isso o vinho tinto se tornou elemento indispensável em uma  dieta saudável. Com os seus recursos anti-inflamatórios, ele também reduz a pressão arterial, auxiliando a saúde do coração. Mas lembre-se sempre: bebidas alcoólicas devem ser consumidas com responsabilidade.

Salmão

Ômega-3! Com certeza você já deve ter ouvido sobre como este elemento é importante para a sua saúde. E ele encontrado em abundância no salmão. Esse peixe tão amado pelos apreciadores da culinária japonesa. O salmão e o seu ômega-3 são muito benéficos para a saúde do coração, propiciando uma longevidade maior para quem o consome com frequência. 

O consumo deste peixe também é ótimo contra o surgimento da doença de Alzheimer, já que o ácido docohexaenóico (DHA) encontrado no salmão, protege os neurônios do cérebro contra inflamações.

Cúrcuma ou açafrão-da-terra 

Muito mais do que um simples tempero. A cúrcuma já é utilizada há muito tempo na medicina oriental. Isso se deve ao seu alto poder anti-inflamatório que vem da curcumina, um polifenol natural.

Mirtilo (blueberry):  

Ele não é muito fáceis de se encontrar por aí e nem é muito barato, mas a blueberry é poderosa contra doenças cardíacas e dores nas articulações e músculos. Todo esse poder vem das proantocianidinas oligoméricas compostas, elementos que melhoram a função dos vasos sanguíneos.

E aí, está mais familiarizado com as superfoods? Por mais que possa parecer o contrário, a alimentação saudável está ao alcance de todos e pode trazer inúmeros benefícios para quem opta por seguir uma dieta balanceada. Portanto, busque incluir os super alimentos na sua rotina e viva feliz e com muita saúde.

Fontes:
eusemfronteiras.com.br
Revista FI
flaviopassos.com.br
healthline.com
ativo.com

Tags: